quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Prefeitura de Matipó decretou Situação de Emergência em dezembro por causa das chuvas

Já passam de 80 cidades em situação de emergência por causa das chuvas no Estado de Minas Gerais. As regiões mais afetadas são o Sul de Minas e Zona da Mata. Estradas fechadas, deslizamento de encostas, barrancos fechando rodovias e rios que subiram muito acima do normal tem provocado um verdadeiro martírio para as populações ribeirinhas.

Na região, em dezembro, os moradores de Manhuaçu ficaram apreensivos com a elevação do nível do rio que corta a cidade. Na noite de reveilloon, um verdadeira vigília em torno do Rio Manhuaçu foi encarada por muitas pessoas.

Em Matipó, a Prefeitura decretou, desde o dia 27 de dezembro, Situação de Emergência que foi acolhida pela Defesa Civil do Governo Estadual, conforme publicação do Diário Oficial do Estado, obtido pelo Blog do Willian Chaves.

De acordo com o Decreto, o motivo da emergência seria o alto índice pluviométrico de chuvas que caíram no município ocasionando em deslizamento de encostas, destruição de estradas e pavimentação de vias urbanas deixando pessoas desabrigadas e desalojadas. 

Um dos bairros mais atingidos do município é o Loteamento do Celinho que sofre com as enxurradas e a terra e lixo que vão parar nas ruas e até mesmo em casas que ficam abaixo do nível da via. No Bairro Boa Esperança as crateras nas ruas também demonstram a violências das águas. Na Palhada a sujeira trazida pela enxurrada provoca muita poeira, já que nos últimos dias o sol tem prevalecido. Nas estradas rurais do município muita lama e buracos causam prejuízos aos motoristas.  

O Blog do Willian Chaves entrou em contato com a Prefeitura de Matipó para obter informações mais detalhadas e aguarda respostas.

Willian Chaves

Nenhum comentário: