quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Tenente-coronel Rhodes é o novo comandante do 11º Batalhão

Foi publicada oficialmente nesta segunda-feira, 17, a designação do Tenente-Coronel Luís Carlos Rhodes para o comando do 11º Batalhão de Polícia Militar. Ele assume a função com a transferência do Tenente-coronel Ney de Castro Brito para a Academia da Polícia Militar em Belo Horizonte. O sub-comando será exercido por outro manhuaçuense: o Major Sérvio Túlio Mariano Salazar, que estava dirigindo a Companhia de Polícia Militar de Coronel Fabriciano. A data da passagem do comando ainda não foi divulgada.

Desde 2009, o Tenente-coronel Rhodes havia retornado a Manhuaçu depois de comandar a Companhia de Ponte Nova e estava exercendo as funções de subcomandante. Com a promoção, em Dezembro, a Tenente-coronel havia uma dúvida sobre sua permanência em Manhuaçu. Nesta segunda-feira, com o retorno do Tenente-coronel Ney de Castro Brito para Belo Horizonte, na Academia de Polícia Militar, Rhodes foi definido como o novo comandante do 11º BPM.

Em entrevista, o Tenente-coronel Rhodes demonstrou sua satisfação com a nova função e sua permanência em Manhuaçu: “Eu fiquei, naturalmente, muito feliz com a notícia de ter sido designado pelo alto Comando da Polícia Militar para assumir a função de Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar. É uma alegria e um momento especial na minha carreira, pois sou filho de Manhuaçu. Nasci em Ponte do Silva, ingressei na Polícia Militar como soldado, depois cabo, sargento e oficial. Praticamente os meus 27 anos de serviços prestados à Polícia Militar foram praticamente todos na região de entorno de Manhuaçu. Tenho uma expectativa muito boa no sentido de poder contribuir para a cidade e toda a região”.

CARREIRA

Depois de servir o Tiro de Guerra em 1983 em Manhuaçu, Luís Carlos Rhodes iniciou a carreira na Polícia Militar em 1984 como soldado. Ele trabalhou em Manhuaçu, Viçosa e Ipatinga. Em 85, passou a Cabo e no ano seguinte como Sargento, trabalhando em Ipatinga e Timóteo. A partir de 1991, quando se formou oficial, retornou para Manhuaçu como Aspirante e depois trabalhou como Tenente em Caratinga e novamente Manhuaçu. Como Capitão exerceu várias atividades na sede do 11º BPM e em 2007, já como Major, assumiu o comando da Companhia de Policiamento de Ponte Nova. Em 2009, foi transferido para o sub-comando do batalhão.

Para o novo comandante, o conhecimento da realidade local é um ponto extremamente favorável: “Esse tempo de trabalho e experiência adquiridos em 27 anos fizeram com que pudesse conhecer cada localidade e comunidade da nossa região. Posso dizer, com certeza, que esse tempo também me permitiu conhecer todos os policiais. Participei da formação de boa parte dos que trabalham na área do 11º BPM, sei o nome, a vocação e o potencial de cada um. O conhecimento dessa realidade e a experiência profissional me ajudam a atuar dentro de técnicas, métodos e cientificidade no sentido de proporcionar às comunidades uma melhor qualidade de vida no que tange a segurança pública”, afirmou.

O 11º Batalhão de Polícia Militar tem uma estrutura de 24 cidades e apóia do ponto de vista administrativo as Companhias de Caratinga e de Ponte Nova. Rhodes afirma que nessa atuação pretende envolver todos os segmentos sociais e as autoridades para desenvolver projetos que visem minimizar problemas de segurança e de violência. “Lógico que precisamos estabelecer e reforçar as parcerias e envolver toda a sociedade para que tenhamos um resultado positivo”, detalhou.

A passagem do comando ainda não tem data confirmada. Nesse intervalo, o novo comandante também deve finalizar alterações na estrutura administrativa do batalhão e no comando de algumas cidades da região por causa de vários oficiais que foram promovidos em Dezembro.

Carlos Henrique Cruz - Portal Caparaó

Nenhum comentário: