quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Estudantes de Matipó produzem vídeos com resgate histórico e cultural de suas comunidades

Valorizar os talentos locais e promover a disseminação da cultura nos municípios por onde passam os dois minerodutos da Samarco é um dos objetivos do Projeto Resgate Histórico das Comunidades, desenvolvido pela empresa junto a centenas de estudantes de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O projeto consiste na produção de vídeos documentários narrados pelos próprios moradores. Os alunos participantes realizaram as principais etapas de produção, com pesquisas sobre as manifestações culturais do local, resgate de fotos e documentos, elaboração do roteiro, entrevistas com fontes locais e edição do vídeo. Cada etapa foi acompanhada de perto por uma empresa contratada pela Samarco, especializada em produção de vídeos.
“O projeto incentiva os estudantes a resgatar documentos, fotos antigas e objetos que fazem parte da história daquela localidade. Os vídeos são apresentados em encontros com as comunidades”, explica Ana Heineck, analista de Relacionamento com Comunidades da Samarco.

Ao todo, já foram produzidos 15 vídeos que contam a história cultural das comunidades do mineroduto. Em Minas Gerais, o projeto será realizado nos municípios de Abre Campo, Barra Longa, Divino, Espera Feliz, Matipó, Orizânia, Pedra Bonita, Ponte Nova, Santa Cruz do Escalvado, Santa Margarida, Santo Antônio do Grama e Urucânia.

Em Matipó, o Encontro com a Comunidade acontecerá na próxima quarta-feira, dia 1° de dezembro, às 19h, no Italogard Club.

Informações da Assessoria de Imprensa da Samarco

Nenhum comentário: