quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Chuvas provocam estragos em Caputira

A cheia do rio que corta a cidade de Caputira, no início da semana, trouxe transtornos para a comunidade. Além de alagamento de áreas baixas da cidade, o acesso está restrito a uma mão de direção sobre a ponte na rodovia que liga Caputira à BR-116.

A situação se agravou na noite de segunda-feira, 27. Devido às fortes chuvas que caíram por toda a região, a força das águas provocou o desmoronamento das encostas que protegiam as cabeças da ponte, formando grandes crateras embaixo do asfalto.

ATITUDE

Ao ser informada da situação, a Prefeitura comunicou que solicitaria providências do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). A violência das águas chegou a arrancar uma grande árvore, ao lado da ponte.

Responsável pela manutenção das rodovias estaduais, o DER-MG enviou uma equipe ao local para avaliar a gravidade da situação e tomar as medidas necessárias para resolver o problema.

Em Caputira, a equipe do DER-MG foi recepcionada pelo vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil Municipal, Oraci Ferraz Diniz. Segundo os representantes do órgão, a ponte, construída há cerca de 20 anos, não corre risco de desabamento, foi muito bem construída e tem pilares dentro do rio.            

Quanto às crateras nas laterais da ponte, a obra de reparo só será possível após o nível das águas do rio voltar à normalidade. Como medida de segurança e para evitar algum tipo de acidente, os operários instalaram uma sinalização permitindo apenas o tráfego em meia pista, no acesso da ponte.

MAIS DANOS

Com a colaboração da Polícia Militar, na terça-feira, 28, a Defesa Civil de Caputira realizou levantamento de todos os danos provocados pelas chuvas no município nos últimos dias. Além de alagamento de casas e do parque de exposições, foram registradas quedas de barrancos em estradas rurais. Na estrada que liga Matipó a Caputira, uma queda de barranco e buracos provocados pelo deslizamento de encostas interditou uma parte da via que fica a cerca de quatro quilômetros do centro de Caputira.

Um relatório sobre os estragos na região de Caputira foi enviado à Defesa Civil de Minas Gerais, em Belo Horizonte, solicitando auxílio às vítimas das chuvas.

Senisi Rocha

Nenhum comentário: