segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Polícia Militar inicia operação especial de fim de ano

Polícia Militar iniciou nesta segunda a Operação Natal 2010. Ela é realizada todos os anos durante o período de festas e também de maior circulação de dinheiro, devido ao pagamento do 13º salário.

O Assessor de Comunicação Organizacional do 11º Batalhão de Polícia Militar, Capitão Jeferson Vitor, explicou que a operação acontecerá o início de 2011, com reforço de policiamento nos locais de comércio mais intenso, como a região da Baixada e ruas do Centro da cidade. O Calçadão da Amaral Franco e a praça Cinco de Novembro também contarão com esta segurança intensificada.

Segundo o capitão, neste período, o efetivo colocado nas ruas contará com o apoio dos servidores do setor administrativo, integrantes da banda e alunos do Curso Técnico de Segurança Pública, cuja formatura está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2011. O reforço será realizado diariamente com empenho de cerca de 30 policiais nas ruas. A atividade servirá de estágio aos alunos do CTSP e contará sempre com a presença de um policial já formado”, ressalta o Capitão Laurito Reis, Comandante da 195ª Companhia de Ensino e Treinamento.

PEQUENOS FURTOS

A intenção da operação é coibir pequenos furtos e roubos durante as compras de fim de ano. “Nesse período, as pessoas recebem o 13º salário, mas algumas se descuidam da segurança”, afirma o Capitão Vitor.

Além da intensificação do policiamento, pedestres e comerciantes serão instruídos para não serem vítimas de assaltos. Panfletos serão distribuídos com dicas de segurança e medidas de autoproteção. “As pessoas devem dar preferência aos cartões e cheques, evitando grandes quantias de dinheiro. Muita atenção com bolsas, celulares e outros objetos de valor”, destaca o oficial.

Além dos panfletos, serão utilizadas mídias de apoio para incentivar as compras seguras neste Natal. “Vamos utilizar de ações em rádios, adesivação em veículos e outdoors para chamar a atenção dos consumidores”, conclui.

Dicas de segurança

- Pague as compras com cheque ou cartão

- Evite andar com muito dinheiro

- Fique atento com a carteira, celular, bolsa e sacolas

- Não ande desatento, conversando ao celular

- Evite as aglomerações de pessoas

- Antecipe suas compras para dias e horários de menor movimento

- Fique atento aos esbarrões

- Mantenha as crianças à vista e as identifique com nome, endereço e telefone

- Evite utilizar jóias e roupas que chamem a atenção

- Tenha dinheiro separado para pequenas despesas

- Evite ficar com as duas mãos ocupadas ao mesmo tempo

- Não reaja em caso de roubos, mantenha a calma e acione a PM em seguida

-Não acredite em propostas de dinheiro fácil. São golpes de estelionatários

Carlos Henrique Cruz e 11º BPM

Nenhum comentário: