quarta-feira, 6 de maio de 2009

Pesquisa mostra que sete refrigerantes têm substância cancerígena

Uma pesquisa com 24 refrigerantes realizada pela Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – verificou que sete marcas contêm uma substância relacionada ao câncer, o benzeno. O composto é resultado da reação de um conservante, o benzoato de sódio, com a vitamina C. Não há regra para a quantidade de benzeno em refrigerantes.
A pesquisa levou em consideração o limite estabelecido para água potável: 5 microgramas por litro. A Sukita Zero foi a que apresentou maior quantidade, com 20 microgramas, seguida pela Fanta Light, que tem 7,5 microgramas. Além desses dois refrigerantes, Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Light, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita também extrapolavam o limite para água potável.
A técnica da Pro Teste Fernanda Ribeiro afirmou em entrevista à Folha de São Paulo que ainda é difícil estudar a relação entre o benzeno e o câncer em humanos, mas já se sabe que a substância tem alto potencial carcinogênico. Se consumida regularmente, pode favorecer tumores.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há limite seguro de consumo. É importante ressaltar que consumir o benzeno não significa que uma pessoa terá câncer – a doença depende de vários outros fatores, como predisposição genética e outros hábitos de vida.
No meio-ambiente, a substância é decorrente principalmente da fumaça do cigarro e da queima de combustível. Detergente, borracha sintética e náilon a utilizam como matéria-prima.
Em nota, a Cola-Cola, fabricante da Fanta, afirmou que cumpre a lei e que os corantes de bebidas são descritos no rótulo. A empresa também informa que o benzeno está presente em alimentos e bebidas em níveis muito baixos.
A AmBev, responsável pela Sukita, alegou trabalhar sob os mais rígidos padrões de qualidade e em total acordo com a legislação brasileira.
Portal Uai

Nenhum comentário: