quarta-feira, 20 de maio de 2009

IPVA: Segunda parcela para caminhões vencem até dia 30

Começou a vencer no último dia 18 o prazo para pagamento da segunda parcela do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) sobre caminhões, relativo a 2009. A primeira parcela vencida em abril resultou numa arrecadação de R$ 68,9 milhões, equivalentes a quase 60% do total estimado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), para esse segmento de veículos. O pagamento da segunda parcela, de acordo com o final de placa, termina no dia 29 de maio.

A prorrogação de janeiro para abril foi determinada pelo governador do Estado, em face das dificuldades enfrentadas pelos prestadores de serviço de transporte de cargas em Minas Gerais , decorrentes dos efeitos da grave crise econômico e financeira internacional e que provocou a redução de contratos de fretes. Cerca de 270 mil caminhões foram alcançados por essa medida, dos quais 50% pagaram à vista, 33% pagaram a primeira parcela e outros 27% estão omissos.

Alcance

Os 10 municípios mineiros com o maior número de registro de caminhões são Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Betim, Juiz de Fora, Uberaba, Montes Claros, Divinópolis, Sete Lagoas e Governador Valadares. O IPVA pago em atraso sofre multa de 0,3% ao dia. Decorrido o prazo de 30 dias, sem o respectivo pagamento, a multa é de 20% e a cada mês ocorre uma correção pela taxa Selic.

Vale lembrar que 50% do valor do IPVA são creditados diretamente ao município onde o veículo foi emplacado.

Willian Chaves com informações da Assessoria de Comunicação da AEF

Nenhum comentário: