quarta-feira, 6 de maio de 2009

Morador de Muriaé é indenizado por mineradora

Um morador de Muriaé vai ser indenizado em R$ 3 mil por danos morais, pela Mineração Rio Pomba Cataguases Ltda. Em janeiro de 2007, a casa dele foi invadida por uma lama tóxica que continha resíduos industriais da empresa. A lama teria causado infiltrações e deixado o padeiro desalojado.
A decisão favorável ao muriaeense partiu da 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, apesar da argumentação da mineradora de que os danos ocorreram por causa da cheia dos Rio Muriaé, devido ao período intenso de chuvas, e não por causa da abertura das comportas.
De acordo com a advogada Flávia Marques, que representa o padeiro de Muriaé, o escritório em que ela trabalha já moveu cerca de 700 ações contra a mineradora, vinda de moradores que passaram pelos transtornos causados pela lama tóxica.
Catástrofe
Após as fortes chuvas que marcaram o início de 2007, a barragem da Mineração Rio Pomba Cataguases Ltda. se rompeu, liberando 2 bilhões de litros de água e argila, que atingiram o córrego Bom Jardim e o Rio Muriaé. Ao todo, sete cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro foram invadidas pela lama.
Por Otavio Oliveira/Portal Uai
Foto: Renato Galluzzi Portal Click - Muriaé

Nenhum comentário: