segunda-feira, 14 de julho de 2008

Eleições 2008: 15 candidatos estão na mira das impugnações

Seis candidatos a vereador foram considerados inelegíveis pelo Ministério Público. Além disso, foram apresentadas petições com pedido de impugnação de candidaturas de candidatos a Prefeito em Manhuaçu, Reduto e São João do Manhuaçu. Três candidatos a vereadores também estão na mira e terão que se defender para não perder o registro da candidatura. Entre os interessados em disputar o cargo de vice-prefeito apenas um foi alvo de pedido de impugnação.
Nos seis municípios da zona eleitoral de Manhuaçu, são quase duzentos candidatos às prefeituras e câmaras. Desse total, quinze nomes foram alvos de diversas petições.
O Ministério Público Eleitoral apresentou seis pedidos em que considerou candidatos a vereador inelegíveis:
José Antônio Luiz – PRB – Simonésia – Zé Antônio Euzébio Valdir Alves da Silva – PP – Simonésia – Valdir Bagulho Joaquim Gonçalves da Costa – DEM – Simonésia João Alves de Souza – PMDB – Simonésia – João Luciano Hyldo Teixeira de Siqueira – PT – Simonésia – Dezim Teixeira Felipe Lourenço de Figueiredo – PMDB – Simonésia
Além desses casos, a Justiça Eleitoral também recebeu pedidos de impugnação das duas candidaturas de prefeito de São João do Manhuaçu. O grupo do candidato João Carolino entrou com pedido de impugnação da candidatura de Zé Brás, ao mesmo tempo, o grupo do atual prefeito e candidato à reeleição pediu também o impedimento do candidato da oposição.
Nas petições dos dois grupos, os motivos são parecidos. Eles utilizam contas rejeitadas e processos na justiça, além de denúncias, para justificar seus pedidos.
Em São João do Manhuaçu, a candidata a vereadora Malvina Luiza Florêncio também foi alvo de pedido de impugnação. O PSDB entrou com solicitação na Justiça Eleitoral alegando que ela não saiu da função de Secretária Municipal no prazo previsto pelo calendário eleitoral.
Em Reduto, o quadro não foi muito diferente. O grupo da coligação de Márcio Gerard apresentou pedido de impugnação da candidatura do ex-prefeito José Carlos Lopes. Eles apresentaram processos cíveis e criminais que ele responde e ainda a falta de uma certidão da Câmara Municipal sobre as contas do período em administrou a prefeitura.
E em Manhuaçu, não houve muitas novidades. O candidato a vereador Romeu Meira Dias apresentou pedidos de impugnação contra as candidaturas dos vereadores Gedival Breder (Democratas) e Jânio Sérvio Mendes – Catinga (PMDB), além do prefeito Sérgio Breder (da Coligação O Trabalho Continua).
Romeu alegou que Gedival e Jânio Sérvio foram condenados em primeira instância no processo que apurou irregularidades na cassação de Geraldo Perígolo em 1999. Os dois vereadores são acusados de formação de quadrilha e corrupção passiva em ação do Ministério Público.
Já contra o prefeito Sérgio Breder, Romeu Meira alegou que ele responde a Ação Civil Pública por conta de um contrato com a Viação Caparaó em 1996. No primeiro mandato, ele foi denunciado pelo Ministério Público por ter concedido o serviço coletivo à empresa de ônibus e foi condenado por improbidade administrativa.
Em todos os casos, os processos ainda estão em andamento. Catinga, Gedival e Sérgio Breder recorreram das decisões e os processos ainda não foram finalizados.
Especialistas em Direito Eleitoral consultados pela reportagem acham difícil que qualquer uma das petições consiga realmente impugnar as candidaturas. De qualquer forma, todos os candidatos citados têm sete dias para apresentar defesa e somente depois disso é que o Juiz Eleitoral Vinícius Ristori irá julgar os casos.
E como já era esperado, o pedido de registro da candidatura atrasada de Nayme Salles para prefeito e Vinícius Resende para vice-prefeito pela coligação Manhuaçu para Todos (PRTB/PMN) também foi alvo de impugnação.
Todo mundo sabe que eles apresentaram o pedido na terça-feira, três dias depois do prazo final previsto na lei eleitoral. O Ministério Público e o candidato Nelson de Abreu encaminharam petição para que a Justiça também recuse a candidatura dos dois. A chapa que quer disputar a prefeitura também tem sete dias para se defender.
Portal Caparaó

Nenhum comentário: