quinta-feira, 20 de maio de 2010

MATIPÓ: Polícia investiga indivíduos que se passam por Policiais Civis

Desde a última semana, vem chegando notícias à Autoridade Policial de Matipó da ação de pessoas, funcionários públicos ou não, agindo como se fossem Policiais Civis. Essas pessoas afirmam serem funcionários públicos e dizem estarem investigando crimes na região.

Eles interrogam pessoas e entram em suas residências. Os cidadãos, por medo ou receio, não estão procurando a Delegacia de Polícia para noticiar essas ocorrências ou estão acreditando serem esses indivíduos Policiais Civis.

A Polícia Civil esclarece ser ela a responsável pela investigação criminal. Somente seus agentes podem investigar. É da Polícia Civil e Federal a atribuição legal para investigar crimes. Nenhum outro órgão ou pessoas tem atribuição para tal. Caso o cidadão seja procurado por pessoas que afirmem serem Policiais Civis, não os conhecendo, exijam suas carteira funcionais e perguntem onde estão lotados. E em caso de dúvida, peçam para dar informações somente quando estiverem na Delegacia de Polícia.

Deve ser lembrado que o ingresso na residência do cidadão somente poderá acontecer quando da ocorrência de flagrante delito ou por ordem judicial e sempre durante o dia. Não autorizem a entrada de qualquer pessoa, funcionário público ou não, sem as exigências legais.

Tomando conhecimento de ação de indivíduos, funcionários públicos ou não, que tentem exercer a atividade de investigação criminal deve o cidadão comunicar de imediato à Polícia Civil para que esse seja preso em flagrante delito por prática de usurpação de função pública.

Se o cidadão for vítima de qualquer tipo de extorsão ou a ameaça, deve comunicar de imediato as autoridades.

Toda a ação da Polícia Civil é pautada na lei e nos ditames constitucionais. O cidadão deve desconfiar de qualquer ação ilegal ou abusiva.

Carlos Roberto Souza da Silva
Delegado de Polícia Civil

Um comentário:

Anônimo disse...

é isso aí willian ótima reportagem,tem alguns elementos que trabalha para a prefeitura de matipó e atuando na delegacia,se passam de policiais falando que sao escrivao e andando para cima e para baixo no carro da civil,isso é errado,obrigado pelo espaço.