domingo, 30 de maio de 2010

Comando do Batalhão garante manutenção do policiamento em Realeza e distritos

Apesar da mudança do pelotão da Polícia Militar de Realeza para Simonésia, o comando do 11º Batalhão de Polícia Militar garantiu, em reunião com lideranças dos distritos de Manhuaçu, que não haverá mudanças e o policiamento será mantido com a mesma eficiência nas comunidades pertencentes aos distritos de Vilanova, Realeza, São Pedro do Avaí, Santo Amaro de Minas, São Sebastião do Sacramento, Palmeiras e Dom Corrêa.
O argumento da Polícia Militar é que Simonésia, por ser cidade, tem prioridade na instalação do pelotão. A estrutura foi reorganizada e a unidade de Realeza, que é um distrito, passou a sub-destacamento. O assunto repercutiu durante a semana depois que o vereador Jorge Augusto Pereira, o Jorge do Ibéria, anunciou sua preocupação durante a reunião da Câmara de Manhuaçu.

Na quinta-feira, os vereadores Jorge do Ibéria, Juarez Elói, Fernando Gonçalves Lacerda, Toninho Gama, Maria Imaculada Dutra e algumas lideranças dos distritos, como Jânio Sérvio Mendes (Catinga) estiveram na Câmara Municipal reunidos com o Prefeito Adejair Barros, o Comandante do 11º BPM Major Rhodes e o Assessor de Comunicação Organizacional Tenente Schuab. 

O comandante do batalhão tranqüilizou as lideranças e esclareceu as mudanças: “A questão do pelotão de Realeza foi uma mudança apenas no papel. As pessoas podem ficar tranqüilas que do ponto de vista de estrutura de recursos humanos e logísticos e atendimento, não haverá prejuízo algum. Isso é uma garantia enquanto eu estiver no comando do 11ºBPM”, afirmou.

Uma das preocupações dos vereadores e moradores é quanto aos policiais. Eles já conhecem as demandas e sabem quem são os elementos contumazes dos distritos. “Eu também garanto que iremos tomar providências para que aqueles policiais que estão satisfazendo a comunidade, são reconhecidos, atenciosos e referências para os moradores continuarão atendendo ali em Realeza”. O oficial também manifestou satisfação ao ouvir os elogios aos policiais de Realeza. “Vemos que há um reconhecimento, são bem quistos e atendem bem a comunidade. Isso é um sinal de que a população está satisfeita”.

Major Rhodes ainda ressaltou que houve um reforço na patrulha rural e a implantação da operação Nova Safra. “Sob o comando do Capitão Luciano Reis, nossos policiais estão visitando os proprietários rurais e orientando para que não tenhamos problemas nessa safra, um dos períodos mais críticos na região dos distritos”, destacou o Major Rhodes.

ALÍVIO
Para Jânio Sérvio Mendes, o Catinga, a reunião foi muito esclarecedora e representou um alívio para as pessoas de bem de Realeza e da zona rural. “Estávamos muito preocupados, pois o policiamento foi construído ao longo dos anos e conseguiu integrar, é comunitário e participativo. Graças a Deus a conversa foi muito produtiva, serão mantidos os policiais, a chefia do destacamento e estamos satisfeitos, pois temos a certeza de que as comunidades não perderão”.

Ele ainda ressaltou que a comunidade respeita a instituição da Polícia Militar, elogiou a atuação do Capitão Luciano Reis e do Subtenente Gonçalves e reconheceu que o efetivo é reduzido perto da demanda.  

O vereador Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria) gostou do encontro e acredita que o resultado é bom para a Polícia Militar e para a comunidade. “Nossa preocupação é por uma boa causa: estamos satisfeitos com o trabalho desses policiais e não queremos perder todo esse trabalho que foi construído ao longo dos anos”, reforçou.

Jorge acredita que o diálogo pode ampliar as soluções e oferecer segurança com maior qualidade e quem sabe até mais policiais no futuro. “Respeitamos a Polícia Militar muito e queremos continuar esse trabalho com a comunidade. Não gostaríamos que fosse interropido. Desejamos continuar nosso trabalho de parceria para garantir mais qualidade de vida aos nossos cidadãos”, finalizou.

Carlos Henrique Cruz

Nenhum comentário: