quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Atendimento em agência da Receita Federal em Manhuaçu é de quem paga mais

Contadores e empresários de toda região enfrentam diariamente uma verdadeira maratona para utilizar os serviços da Receita Federal em Manhuaçu. A agência é responsável pelo atendimento a 42 municípios da região. O grande número de usuários e a precária mão-de-obra disponibilizada pelo governo têm causado prejuízos aos cidadãos. A obtenção das senhas se tornou um verdadeiro comércio. Pessoas estão passando a noite na porta da agência para esperar uma triagem às 9 horas da manhã e conseguir uma senha para atendimento a partir das 13 horas.

Na tentativa de solucionar esses problemas, o presidente da Câmara de Vereadores de Manhuaçu, Toninho Gama, anunciou uma decisão do Legislativo de convidar representantes da Agência da Receita Federal do Brasil em Manhuaçu e da Superintendência em Governador Valadares e Belo Horizonte para discutir o atendimento precário prestado para a cidade e outros 41 municípios da região.

O serviço prestado pela Receita Federal em Manhuaçu é considerado um dos piores no segmento público. “A Receita Federal do Brasil ampliou sua área de atendimento ao absorver a estrutura de várias cidades da região que tinham postos de atendimento. No início, era aceitável essa precariedade, mas agora está ficando cada vez mais impossível”, afirmou o presidente da Câmara Toninho Gama.

Ele ressaltou que vários contadores e empresários têm manifestado a dificuldade e relatado os mais diversos problemas para conseguir atendimento. “Está virando um comércio. Existem pessoas que vão para a fila para vender o lugar a quem chega atrasado”, adiantou.

Em entrevista ao Blog do Willian Chaves, Wellington Dias, que matem um escritório de contabilidade em conjunto com seu irmão Cássio Darilho, em Matipó, relatou que a venda de lugares nas filas da Receita Federal vem acontecendo há muito tempo. Segundo Wellington, muitas vezes os contadores da região se deslocam à Manhuaçu e ficam sem atendimento. “Muitas vezes saímos do escritório para resolver pendências de nossos clientes e voltamos sem atendimento. Isso demanda custo pelo deslocamento e perda de tempo, ainda mais, que contabilidade vive de prazos. Manhuaçu não tem condições de atender à todos os municípios, a Receita Federal deveria disponibilizar mais postos de atendimento para não sufocar um local só. Saem prejudicados nós que trabalhamos com contabilidade e nossos clientes”, afirma Wellington.

O presidente da Câmara de Manhuaçu propôs que sejam convidados os representantes da agência em Manhuaçu e, principalmente, nas esferas superiores a fim de solucionar o atendimento na cidade. O presidente explicou que para quem mora em cidades mais distantes, como Carangola, a peregrinação à Receita chega a durar dias, esperando a possibilidade de conseguir uma senha.

A próxima reunião será no dia 19, a partir de 8 horas, na Câmara de Manhuaçu. Também serão convidados representantes da classe contábil e empresarial da cidade.

Opinião

Essa é uma boa hora para a classe política de nossa região trabalhar, verdadeiramente, pelo seu povo. Quanto maior o apoio à essa causa pelos representantes do povo, mais rápida teremos uma solução.

Parabéns ao presidente Toninho Gama, que vem se mostrando um verdadeiro político, preocupado com as ações do povo e, principalmente, bem relacionado.

Willian Chaves

Nenhum comentário: