quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Rio transborda e invade ruas em Manhumirim e chuva deve continuar nos próximos dias

A chuva forte e contínua nos últimos dias colocou comissões de Defesa Civil e moradores em alerta. Em várias regiões do Leste de Minas e na divisa com o Espírito Santo, em Ibatiba e Brejetuba, as águas já começaram a causar inundações. Em Manhumirim (foto), moradores do bairro Santa Rita amanheceram na terça-feira (18) com a água do rio Jequitibá nas ruas e quintais. O nível do rio já baixou, mas a atenção continua.

Na madrugada choveu forte, principalmente na cabeceira do rio, fazendo com que o nível aumentasse em Alto Jequitibá e, em seguida, em Manhumirim. A água transbordou um pouco e inundou quintais e parte da rua Padre Júlio Maria (próximo à passarela do Santa Rita).

Segundo uma moradora, uma pessoa de Alto Jequitibá ligou e comunicou que o nível do rio estava subindo por lá, o que já deixou a família em alerta. Apesar do susto, não houve prejuízo. Durante a manhã desta terça, as águas começaram a baixar.

Outra moradora, cuja casa (foto) é a mais próxima do leito do rio, disse que saiu de casa carregada pelo marido porque precisava ir para o trabalho.

O campinho do Santa Rita ficou todo inundado e crianças, ignorando o perigo de contrair doenças, brincavam no local.

Em Manhumirim, o Bairro Santa Rita é o primeiro a sofrer com as inundações do rio Jequitibá. A comunidade foi construída em área baixa e praticamente no leito.

PREVISÃO DO TEMPO

A chuva deve continuar até segunda-feira na região de Manhuaçu. A frente fria que estacionou sobre a região deve trazer mais água nesta quinta-feira. A expectativa é de que o tempo chuvoso perca intensidade até domingo e comece a dar espaço a sol forte na segunda até quinta-feira da semana que vem.

Segundo o Instituto Nacional de Metereologia, Minas Gerais terá tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas no leste, nordeste e norte; e nublado a parcialmente nublado com chuva no centro, zona da mata e noroeste. Demais regiões, parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva isolada.

Carlos Henrique Cruz - Portal Caparaó

Nenhum comentário: