sábado, 29 de novembro de 2008

Chuvas causam prejuízos e danos na região e no Espírito Santo

Nada se compara ao drama dos moradores de Santa Catarina, mas as chuvas também castigam a região do Espírito Santo (foto) e causam transtornos em Caparaó e Manhumirim. A ocorrência mais recente foi de uma casa abandonada que começou a vir a chão em Caparaó, nesta sexta-feira.

A Polícia Militar de Caparaó foi chamada até a Avenida Américo Vespúcio de Carvalho, porque uma casa antiga e sem moradores que, no passado, foi um hotel está caindo. O imóvel agora pertence à prefeitura e parte da construção já desabou com as chuvas, atingindo um muro da casa da professora Crisley Machado Barbosa.

Ela e o aposentado Raimundo Américo temem o desabamento do restante do imóvel, colocando em risco as casas vizinhas e a integridade física de outras pessoas. Os fatos foram encaminhados para a prefeitura.

Esta semana, a chuva já fez um ferido em Caparaó. Parte de um barranco deslizou e atingiu uma casa. A parede derrubada quebrou a perna direita de um aposentado. Em Manhumirim, o rio Jequitibá chegou a transbordar na semana passada, mas sem maiores danos. Na terça-feira, um barranco deslizou e atingiu a parede de uma casa.

ESPÍRITO SANTO

No estado vizinho, as chuvas estão castigando moradores em Vila Velha e Vitória. Por todo o estado, há registro de inundações, queda de barreiras, buracos e deslizamentos de terra.

Em Marechal Floriano, a chuva forte que não deu trégua nesta semana aumentou os transtornos dos moradores das montanhas do Estado. Houve deslizamento de barreiras e estradas estaduais ficaram comprometidas. Na região produtora de folhosas a produtividade ficou deficiente, inclusive pelo fato de as estradas vicinais estarem instransponíveis.

Em algumas regiões, como Tijuco Preto e Rio Ponte, os alunos estão caminhando muitos quilômetros para chegar às instituições escolares e freqüentar as escolas.

roberlypereirafolhavitoria1Segundo o secretário de Transportes de Domingos Martins, Ademiro Dettman, a chuva caiu forte na noite desta quinta-feira em toda a região e várias barreiras deslizaram nas estradas vicinais e pavimentadas que cortam município. A Rodovia Coriolano Guilherme Stein, que liga Paraju à BR-262, foi a mais afetada pelos deslizamentos de barreiras.

Conforme informações do secretário, as três maiores barreiras deixaram a estrada com somente uma faixa transitável. “Todos os veículos que seguiram nesta madrugada e pela manhã em direção à BR-262 passaram pela contramão”, disse Dettman.

O granjeiro Guido Klippel, de Domingos Martins, perdeu parte de um galpão de galinhas poedeiras comerciais com a queda de uma barreira. “Se a chuva persistir a estrada poderá ser até interditada”, disse ele.

Em Marechal Floriano, segundo o secretário de Agricultura José Luiz Sudré, os córregos e riachos afluentes do Rio Jucu transbordaram novamente nesta sexta-feira em decorrência das chuvas torrenciais que caíram no município.

O secretário informou que as estradas vicinais estão em péssimo estado e veículos com mercadorias para vendas na CEASA, quilões e supermercados já não possuem qualidade.

“A chuva está provocando queda de qualidade e quantidade. O movimento está fraco nas feiras livres da Grande Vitória, que são freqüentadas por centenas de agricultores do município. Eles não vendem e são obrigados a retornar com parte das mercadorias”. Já há registro de prejuízos do setor, segundo Sudré.

Willian Chaves / Com informações da Folha Vitória e Portal Caparaó

Nenhum comentário: