terça-feira, 22 de setembro de 2009

Construtora inicia obras na BR-262 entre Manhuaçu e Reduto

obraspreartkm33_10A Construtora Preart iniciou as obras de recuperação do KM 33 da BR-262, próximo a entrada do Córrego Sinceridade, entre Manhuaçu e Reduto. O afundamento da pista provocou um degrau no asfalto e um enorme deslizamento de terra na margem direita, que ameaçava a pista há pelo menos quatro anos.

Nesta semana, as primeiras máquinas começaram a limpeza do terreno nas margens da estrada para a montagem do canteiro de obras. O engenheiro responsável pela obra, Duílio Delôgo Tavares, explica que num primeiro momento a empresa vai construir uma nova pista paralela a atual. “Vamos fazer uma variante. O local mais alto será rebaixado em três metros e a pista passará para a parte mais próxima do barranco, ou seja, o lado esquerdo de quem vai de Manhuaçu para Reduto”, detalha.

O cronograma prevê que a obra fique pronta em cerca de cinco meses. Além da mudança da estrada, o projeto contempla a recuperação da encosta.

BARRANCO

obraspreartkm33_4A pista estava cada dia pior. Com a chegada das chuvas, desde 2007 houve um “escorregamento” de toda a área com muitas trincas. A rodovia estava afundando e ficando ondulada a ponto de haver um “degrau” na parte mais comprometida.

Na área lateral da estrada, a terra deslizou e tirou toda a sustentação do acostamento. Só existia uma faixa de um metro entre a pista e um precipício que se formou com a erosão.

“Depois que a nova pista ficar pronta vamos tirar o asfalto antigo e entrar com obras para recompor a encosta, canaletas e recuperar a vegetação”, explica Duílio Tavares. A obra contratada pelo DNIT foi orçada em 7,5 milhões de reais.

O problema foi alvo de ação do Ministério Público de Manhuaçu e já havia sido denunciado no Tribuna do Leste desde dezembro de 2006.

Carlos Henrique Cruz

Fotos Jailton Pereira

Nenhum comentário: