Nesta semana, as primeiras máquinas começaram a limpeza do terreno nas margens da estrada para a montagem do canteiro de obras. O engenheiro responsável pela obra, Duílio Delôgo Tavares, explica que num primeiro momento a empresa vai construir uma nova pista paralela a atual. “Vamos fazer uma variante. O local mais alto será rebaixado em três metros e a pista passará para a parte mais próxima do barranco, ou seja, o lado esquerdo de quem vai de Manhuaçu para Reduto”, detalha.
O cronograma prevê que a obra fique pronta em cerca de cinco meses. Além da mudança da estrada, o projeto contempla a recuperação da encosta.
BARRANCO
A pista estava cada dia pior. Com a chegada das chuvas, desde 2007 houve um “escorregamento” de toda a área com muitas trincas. A rodovia estava afundando e ficando ondulada a ponto de haver um “degrau” na parte mais comprometida.
Na área lateral da estrada, a terra deslizou e tirou toda a sustentação do acostamento. Só existia uma faixa de um metro entre a pista e um precipício que se formou com a erosão.
“Depois que a nova pista ficar pronta vamos tirar o asfalto antigo e entrar com obras para recompor a encosta, canaletas e recuperar a vegetação”, explica Duílio Tavares. A obra contratada pelo DNIT foi orçada em 7,5 milhões de reais.
O problema foi alvo de ação do Ministério Público de Manhuaçu e já havia sido denunciado no Tribuna do Leste desde dezembro de 2006.
Carlos Henrique Cruz
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