quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Abertas as inscrições para o Vestibular 2010 da Universidade Federal de Viçosa

Estão abertas, até o dia 7 de outubro, as inscrições no Concurso Vestibular de 2010 da Universidade Federal de Viçosa, para o preenchimento de 2.280 vagas no Campus de Viçosa; 380 no Campus de Florestal e 600 vagas no Campus de Rio Paranaíba. As provas serão realizadas nos dias 28 e 29 de dezembro deste ano, em diversas cidades brasileiras.

A inscrição deverá ser feita no endereço http://www.copeve.ufv.br, onde está disponível o Manual do Candidato, informa o diretor de Vestibular e Exames, Orlando Pinheiro da Fonseca Rodrigues. A taxa de inscrição é de R$105,00 a ser comprovada por meio de pagamento do boleto bancário, gerado pelo próprio sistema, ao término da inscrição, em qualquer agência bancária ou, preferencialmente, nas agências do Banco do Brasil. As inscrições dos candidatos ao curso de Dança estão condicionadas à aprovação nas provas de Habilidades Específicas.

As provas serão realizadas nas cidades de Itabuna (BA), Brasília (DF), Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Vitória (ES), Alfenas, Barbacena, Belo Horizonte, Bom Despacho, Divinópolis, Florestal, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Itaobim, Juiz de Fora, Lavras, Manhuaçu, Montes Claros, Muriaé, Patos de Minas, Rio Paranaíba, Ubá, Uberlândia e Viçosa (MG); Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo (SP). As provas para o curso de medicina somente poderão ser realizadas nos municípios de Viçosa, Belo Horizonte e Juiz de Fora.

Enem

O resultado das provas de Conhecimentos Gerais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser utilizado como componente da avaliação no processo seletivo, se o candidato fornecer no formulário de inscrição o seu número de inscrição no Enem 2009, permitindo a obtenção pela Diretoria de Vestibular e Exames do resultado oficial do interessado junto ao INEP. Este resultado somente será utilizado caso venha beneficiar o candidato.

Candidatos aos benefícios da Política de Ações Afirmativas

Visando equalizar as oportunidades de ingresso em seus cursos de graduação, a Universidade Federal de Viçosa oferece aos candidatos que cursaram e concluíram todos os 11 anos do ensino fundamental e médio (ensino regular) em escolas públicas no Brasil um bônus no valor de 15% (quinze por cento) sobre a pontuação obtida no Vestibular. Para fazer jus a este bônus, o candidato deverá, no ato da matrícula, marcar os campos adequados que permitirão a solicitação deste benefício.

Provas

No primeiro dia, serão realizadas provas objetivas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês ou Francês), Língua Portuguesa e Literatura, Matemática e Química, com 10 questões em cada uma dessas disciplinas.

No dia seguinte, será a vez das provas de Língua Portuguesa com oito questões de múltipla escolha, no valor de um ponto cada; Produção de Textos, valendo 30 pontos; duas provas de conhecimentos específicos, cada uma delas composta de oito questões objetivas, com valor de dois pontos cada (total de 16 pontos por conteúdo) e quatro questões discursivas com valor de 10 pontos cada (total de 40 pontos por conteúdo), específicas por curso.

Livros • ROSA, Guimarães. Sagarana (Contos: Sarapalha e O Burrinho Pedrês). Ed. Nova Fronteira. • BRITO, Paulo Henriques. Paraísos Artificiais. Ed. Cia. das Letras. • PESSOA, Fernando. Mensagem. Ed. Martin Claret. • BARRETO, Lima. Recordações do Escrivão Isaías Caminha. Editoras: DCL Difusão Cultural; Ática; Ediouro.

Curso de Dança

Além da exigência acima, o candidato ao curso de dança deverá submeter-se às Provas de Habilidades Específicas. Somente após aprovação, estará apto para fazer sua inscrição no Vestibular Único da UFV. Essas provas serão realizadas nos dias 19 ou 20 de setembro de 2009, no Campus da Universidade Federal de Viçosa, devendo o interessado inscrever-se no período de 31 de agosto a 14 de setembro de 2009, no site www.copeve.ufv.br, onde estarão disponíveis as informações necessárias para sua realização.

Cursos

São estes os cursos oferecidos pela UFV em seu Campus de Viçosa: Administração (60 vagas), Agronomia (210), Arquitetura e Urbanismo (40), Bioquímica (40), Ciência da Computação (40), Ciência e Tecnologia de Laticínios (30), Ciências Biológicas (50), Ciências Contábeis (40), Ciências Econômicas (50 Economia e 30 Economia do Agronegócio), Ciências Sociais (60), Comunicação Social (40), Cooperativismo (40), Dança (20), Direito (60), Economia Doméstica (60), Educação Física (70), Educação Infantil (40), Enfermagem (60), Engenharia Agrícola e Ambiental (40), Engenharia Ambiental (40), Engenharia Civil (60), Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (40), Engenharia de Alimentos (60), Engenharia de Produção (40), Engenharia Elétrica (40), Engenharia Florestal (60), Engenharia Mecânica (40), Engenharia Química (40), Física (50), Geografia (50), História (50), Letras (40), Licenciatura em Ciências Biológicas (40), Licenciatura em Física (40), Licenciatura em Matemática (40), Licenciatura em Química (40), Matemática (45), Medicina (50), Medicina Veterinária (60), Nutrição (50), Pedagogia (60), Química (60), Secretariado Executivo Trilíngue (25) e Zootecnia (80).

No Campus de Florestal, as inscrições podem ser feitas para os cursos de Agronomia (60), Engenharia de Alimentos (60), Licenciatura em Ciências Biológicas (25), Licenciatura em Educação Física (60), Licenciatura em Física (25), Licenciatura em Matemática (25), Licenciatura em Química (25), Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (50) e Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (50).

No campus de Rio Paranaíba, são estes os curso oferecidos: Administração (noturno 50 e integral 50), Agronomia (50), Ciências Biológicas - Conservação da Biodiversidade (50), Ciências Contábeis (50), Ciências de Alimentos (50), Engenharia Civil (50), Engenharia de Produção (50), Nutrição (50), Química - Química Ambiental (50) e Sistemas de Informação (integral 50 e noturno 50).

Divulgação do Resultado

O resultado do Concurso Vestibular 2010 será divulgada por curso até o dia 31 de janeiro de 2010, sob a forma de relação nominal em ordem alfabética de candidatos, pela internet no site www.copeve.ufv.br.

Mais informações podem ser obtidas no site da Divisão de Vestibular e Exames, pelo e-mail atendimento.pse@ufv.br ou pelos telefones (31) 3899-2137 / 3899-2154 / fax (31) 3899-1424.

Por Assessoria de Comunicação Universidade Federal de Viçosa - MG (31) 3899-3123

Nenhum comentário: