quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Câmara dos Deputados aprova PEC do Vereadores

Com as galerias do plenário lotadas de suplentes de vereadores, a Câmara dos Deputados aprovou no início da noite desta quarta-feira (9) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 336/09 que aumenta em mais de 7 mil o número de vagas para vereadores em todo o país. Votaram a favor da proposta 370 deputados e, contra, 32 parlamentares.

A PEC foi aprovada em primeiro turno e ainda deve passar por uma segunda votação no plenário da Câmara, para só depois ser promulgada pelo Congresso.

A aprovação da matéria, no entanto, não deve ter efeito retroativo às eleições de 2008. A PEC não determina que os suplentes ocupem as novas cadeiras, apenas estipula um novo limite de vagas nas câmaras municipais.

Em Matipó, serão criadas duas novas vagas, voltando ao mesmo números de vereadores dos anos anteriores à 2004, quando houve a decisão do TSE de diminuir o número de cadeiras em todo país.

O país tem atualmente 51.748 vagas de vereadores. Pelo critério da proposta, que distribui as vagas conforme o número de habitantes de cada município, a PEC deve criar 7.709 vagas, se considerado os dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2009. O texto original da PEC fala, no entanto, em 8.043 vagas, sem observar os dados do IBGE.

Durante uma hora e meia, parlamentares contrários e favoráveis à matéria ocuparam a tribuna da Câmara para debater o texto.

Fonte: G1

3 comentários:

Anônimo disse...

Um absurdo esta aprovação de mais 8 mil cargos, está precisando é diminuir, acabar com esta bandalheira, vereadores não trabalham, a não ser em benefício próprio, com altíssimos salários, deveriam ganhar salário mínimo e trabalhar pelo menos umas três horas por dia, servir ao município e ao povo que os elegeram. A boca é muito boa, duvido que se viessem a ganhar salário mínimo e tivessem que realmente trabalhar, sobraria vagas nas câmaras e faltariam candidatos. Essas coisas só acontecem no BRASIL, ano que vem tem eleições, vamos pensar com mais responsabilidade, para depois ninguém ficar aí reclamando.....Voce sabe o que tem feito o vereador que voce votou? Claro, não vale legislar em benefício próprio, como todos fazem...(FALO DE BENEFÍCIO À SUA COMUNIDADE E O MUNICÚPIO EM GERAL)

Anônimo disse...

Absurdo dos absurdos ,enquanto a tantos assalariados,e outros tantos desempregados que querian tanto estar trabalhando e nao estao.Ja que usei TANTO a palavra TANTO... entao no entanto porque vereador nao passa a ser voluntario ,porque nada fazem,fazem de seus cargos uma PROFISSAO,deveriam estar regassando as mangas,e ver o que a comunidade mais precisa...fala verdade ...a gente decepciona.......................................................................................

Anônimo disse...

Realmente estou convencido que estamos em um país de faz de conta: faz de conta que temos uma ótima educação, saúde, segurança, condução boa e barata, que o salário mínimo é o máximo, que políticos não legislam em causa própria, que morrem de dó dos aposentados, etc.,etc..
O mau cheiro que exala de Brasilia está poluindo o Brasil inteiro.
Que Deus tenha piedade de nós pobres eleitores.