terça-feira, 27 de julho de 2010

Centenas de peixes morreram após rompimento de mineroduto em Espera Feliz

Peixes mortos no leito do rio São Sebastião
Centenas de peixes morreram depois que a tubulação de um mineroduto que transporta minério de ferro entre Mariana, na região Central de Minas Gerais, e Ubu, no Espírito Santo, se rompeu. O acidente aconteceu na madrugada de domingo, em Espera Feliz, na Zona da Mata. O material transportado vazou no rio São Sebastião - principal fonte de abastecimento do município -,causando a contaminação das águas.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Milhiolo, o abastecimento da cidade não havia sido afetado, mas o impacto ambiental foi considerado significativo. A captação de água do rio pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está interrompida, a pedido da prefeitura, até que a qualidade do sistema seja restabelecida.

"Estamos com centenas de peixes mortos boiando no rio, que está com a água contaminada, com a cor igual a de chocolate. Por sorte, nós estamos com os reservatórios de água da cidade cheios e a nossa população não sofrerá com a falta de água por enquanto. Setenta por cento da água da cidade vem desse rio", declarou Milhiolo.

A mineradora Samarco, responsável pelo mineroduto, informou ontem, por meio de nota, que a polpa do minério de ferro que atingiu o rio não é tóxica, mas que, por causa de sua coloração, deixou a água turva. A empresa informou que ainda não sabe a quantidade do líquido vazado e nem o motivo do rompimento da tubulação, mas apura as causas.

O vazamento ocorreu por volta das 4h do domingo. Segundo a mineradora, duas horas depois, o bombeamento de minério já tinha sido interrompido. O mineroduto tem 396 km de extensão e foi construído há dois anos.

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) informou ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que técnicos da Gerência de Atendimento à Emergência Ambiental foram a Espera Feliz para avaliar os impactos ambientais e a aplicação de penalidades administrativas previstas na lei ambiental por eventuais danos à fauna, flora, solo e recursos hídricos.

Defesa Civil quer limpeza imediata

Como medida de urgência, a Defesa Civil de Espera Feliz iniciará, em caráter de emergência, a limpeza mecânica e manual das margens do rio Sçao Sebastião, onde grande parte da polpa de minério de ferro é acumulada.

Segundo o secretário Renato Milhiolo, a limpeza se dará nos primeiros 4km do São Sebastião, a partir do ponto do vazamento e na direção do curso da água. O rio é habitat natural de diversas gespécies de peixe, como lambari, carpa, tilápia e traíra.
Samarco
A empresa divulgou nova nota na tarde desta terça-feira, 27, onde informou que  técnicos da empresa e dos órgãos ambientais - FEAM e IBAMA - percorreram os rios São João e Caparaó, na região de Espera Feliz, e constataram que, ao longo de uma distância de 12 km do local do vazamento da polpa de minério de ferro proveniente do Mineroduto 2, já não há indícios da presença do material na água.

Os trabalhos de escavação e reparação do Mineroduto 2, no quilômetro 216,5, no trecho que corta o Rio São João, na comunidade de São Sebastião da Barra, em Espera Feliz (MG), segundo a mineradora continuam mantidos ininterruptamente.
Prefeitura

Aiinda nesta terça-feira, a Prefeitura de Espera Feliz decretou situação de emergência por causa do vazamento do mineroduto no rio São Sebastião, que abastece a cidade. O rompimento aconteceu  a 10 km do Centro da cidade.



Willian Chaves com informações do Jornal O Tempo

Nenhum comentário: