segunda-feira, 26 de julho de 2010

MATIPÓ - Operação Proteção aos Inocentes

Matipó vive a grande expectativa da 30º Expo Matipó, sendo esta uma das principais festas da cidade e região, que este ano, novamente, irá contar com a apresentação de grandes atrações, com cantores de reconhecimento nacional.

A Polícia Militar juntamente com o Conselho Tutelar sabedores desta grande expectativa e do grande número de pessoas que devem visitar a cidade de Matipó realizaram na noite de sexta-feira, mais uma etapa da Operação Proteção aos Inocentes, operação esta que tem como foco principal orientar os proprietários de comércio sobre a proibição da venda ou fornecimento de bebida alcoólica à menores.

Assim, Policiais Militares e membros do Conselho Tutelar percorreram as principais ruas da cidade afixando os cartazes e conversando com proprietários, garçons e atendentes de bares, lanchonetes, restaurantes e supermercados da cidade.

Durante o trabalho, as pessoas eram orientadas sobre a previsão legal, tanto da Constituição Federal como também do Estatuto da Criança e do Adolescente, este último que esta completando 20 anos, sendo que o texto constitucional prevê que a criança e o adolescente devem ser colocados a salvo de toda forma de negligência e o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) proibi a venda, fornecimento mesmo que gratuitamente produtos cujos componentes podem causar dependência física ou psíquica, enquadrando nestas especificações a bebida alcoólica.

Após este trabalho de conscientização dos proprietários de estabelecimentos comerciais haverá a fiscalização por parte dos órgãos de defesa social.

Segundo a Presidente do Conselho Tutelar, Fernanda, “Este trabalho é de suma importância, pois além de orientar os comerciantes afixamos um cartaz em local bem visível para que todos vejam e não comentam esta irregularidade”.

A Polícia Militar já desencadeou esta operação em várias outras cidades que compõem o 11º BPM, tendo resultados positivos.

O sargento Martinho, comandante do Pelotão de Matipó, ressalta; “Não podemos medir esforços para proporcionar aos adolescentes ambientes saudáveis para o lazer, e com este trabalho de orientação e com o apoio da comunidade temos certeza que este ambiente está sendo preparado e passaremos a ter uma fiscalização mais rigorosa”.

Assim, mais de 20 estabelecimentos foram visitados pela equipe e cada um recebeu cartaz e também orientações.

Equipe: Cabo Christian, Sargento Martinho, Luciene, Fernanda, Eliete, Sd Eric

Polícia & CIA

Nenhum comentário: