quinta-feira, 6 de agosto de 2009

MATIPÓ: Secretaria de Saúde monta esquema de orientação sobre a Gripe A (Gripe Suína)

Preocupada com os avanços da Gripe Suína por todo país, a Secretaria Municipal Saúde de Matipó treinou uma equipe para atender casos com suspeitas do Influenza A (H1N1), mais vulgarmente conhecida como gripe suína. A responsável pelo trabalho será a enfermeira Luiza da Costa Abreu.

Através de palestras para todas as escolas e também para funcionários do setor, a prefeitura espera explicar os sintomas e quais os procedimentos devem ser adotados pela população.

A secretaria abriu ainda um serviço de informações, onde qualquer empresa que queira orientar seus funcionários basta entrar em contato com o setor.

Em uma palestra realizada na manhã desta quinta-feira, para alunos e professores do CEM de Matipó foram abordados assuntos como prevenção, sintomas e contágio.

Os sinais são semelhantes aos da gripe comum, porém, mais agudos e incluem febre acima de 38°, moleza, falta de apetite e tosse. Coriza clara, garganta seca, náusea, vômito e diarréia. Também podem acontecer; assim como, dores de cabeça, irritação nos olhos e dor muscular e articular.

Os principais cuidados levantados pelos palestrantes são: lavar as mãos pelo menos 10 vezes por dia, principalmente quando sair, ou tiver contato com pessoas que circulavam pela rua, sendo que essas também devem lavar suas mãos. Deve-se evitar o contato das mãos com olhos, nariz e boca depois de tocar em superfícies; usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações e ambientes fechados; e ter hábitos saudáveis como hidratação corporal,

alimentação equilibrada e atividade física.

Caso ocorra a contaminação o paciente deve evitar sair de casa. Crianças com até 14 anos durante 14 dias e adultos 7 dias, pois este é o período de transmissão da gripe A.

Outras informações poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde em Matipó ou pelo telefone 0800-2832255.

Willian Chaves com informações de Cláudia Campos

2 comentários:

Anônimo disse...

Quero parabenizar a você Willian, mostrando assim que é um profissional de extrema competência, demonstrando sua imparcialidade quanto aos acontecimentos de nossa região. Fico surpreso por não aparecer nenhum comentário sobre a sua reportagem, gostaria de entender o que passa na cabecinha desse povo de sua cidade.

Sucesso em sua carreira e um abraço.

Mauricio (foto) disse...

Meu caro Willian. Tem razão o anônimo que resalta a ausencia de comentários sobre a publicação da matéria de grande importância em que retrata uma ação do poder público municipal quanto aos cuidados para evitar o contágio do virus h1n1 (gripe suina).Atitudes como a sua contribuem para que toda a comunidade se concientize dos perigos da pandemia que esta aí à porta.
parabens.
Maurício José da Costa