terça-feira, 9 de setembro de 2008

Estudante de Direito é assassinado dentro da faculdade em Reduto

O estudante do 8º período do curso de Direito da Fadileste (Reduto/MG) e empresário em Ibatiba (ES), Alexander Vial Orcinio, 34 anos, foi assassinado no inicio da noite desta segunda-feira, com três tiros na cabeça, quando chegava na faculdade, para o inicio das aulas. Ele era acusado de ser o mandante de um homicídio em Iúna (ES) em fevereiro deste ano. Alex foi solto há poucos dias da cadeia e a principal suspeita é de que o crime tenha sido motivado por vingança.
De acordo com a Policia Militar, por volta das 19 horas, “Alex” como era chamado por seus colegas de curso, estacionou seu veiculo, uma pick-up S10, placa MTI 9727 de Ibatiba/ES, juntamente com mais três pessoas. Duas saíram em direção à cantina da faculdade e a outra ainda estava dentro do veículo quando ouviu três disparos próximos ao carro.
Segundo o relato da testemunha, foi tudo muito rápido. Ela disse que não viu ninguém se aproximar do carro e que, quando ouviu os tiros, só viu uma pessoa de boné sair correndo pelos fundos da faculdade.
De acordo com um funcionário, Alexander se sentia ameaçado e por isso pediu para estacionar o carro dentro faculdade, já que somente os funcionários podem entrar com os veículos.
ARMA NO CARRO
Com a chegada da perícia, a Policia Militar realizou uma busca no interior do veículo de Alex e encontrou dentro do porta-objetos, ao lado do banco do motorista, um revólver calibre 38 com cinco munições intactas.
Após os trabalhos da perícia, realizados pelo perito José Gouvêa, o corpo de Alexander foi encaminhado para o necrotério de Manhuaçu. Alguns parentes chegaram ao local e ficaram desesperados com a violência praticada em Reduto.
O fato chocou alunos e funcionários da instituição de ensino. “Foi um fato lamentável o que aconteceu aqui, ficamos muitos tristes com isso”, comentou José Paulo Hott, presidente da Sociedade Educacional Breder Lopes, mantenedora da faculdade.
O diretor explicou que a faculdade tem “o controle de pessoas que entram nas dependências, tanto na entrada de alunos como no portão de acesso ao estacionamento”. Ele acredita, no entanto, que o assassino tenha entrado pelos fundos da faculdade e ficou aguardando a chegada do aluno, que tinha essa rotina. “Mesmo que tenha sido um problema trazido de fora, nos deixou muito abalados, por isso não tivemos aula nessa segunda-feira”, completou.
VINGANÇA
De acordo com informações colhidas junto a testemunhas, o crime pode ter sido motivado por vingança. Alex ficou cerca de seis meses preso no Espírito Santo acusado de ser um dos mandantes do assassinato de Abraão de Oliveira Brito, 34 anos, no centro de Iuna/ES em fevereiro deste ano. Ele havia saído da cadeia há poucos dias e respondia o processo em liberdade.
Jailton Pereira - Portal Caparaó

Um comentário:

Germen disse...

Estudante é agredido e ameaçado por funcionário em faculdade.



Após enfrentar o escândalo de perseguição de um aluno em junho de 2008, a Faculdade de Artes Ciência e Tecnologia- FACET, situada no bairro da Pituba em Salvador, novamente entra em conflito contra um estudante da instituição.



Mais uma vez, o líder estudantil Marcell Moraes é perseguido por um funcionário da faculdade, desta vez, Antônio Carlos Santos Matos, funcionário e irmão da proprietária da FACET, agrediu fisicamente o estudante, chegando ameaçá-lo de morte.



O caso ocorreu nesta segunda-feira por volta das 18h, segundo testemunhas, Antônio Carlos estava em um bar próximo à instituição. Embriagado, o acusado fez gozações a alguns estudantes, e logo depois se dirigiu a Marcell, partindo para agressão verbal, sem qualquer sentido ou explicação, utilizando palavras de baixo calão, agredindo fisicamente, inclusive ameaça de morte. “Se não fosse pela intervenção dos seguranças da própria faculdade, que retiraram o bêbado, o vexame teria sido maior, que faculdade é essa? ” relatou indignado Marcell Moraes.



Assustados com a postura do funcionário e irmão da proprietária da faculdade, os alunos tentaram se defender e evitar a briga. “Marcell estava parado, o Antônio Carlos começou a ofendê-lo sem justificativas, partindo para agressão física e ameaçando Marcell de morte. Eu também acabei sendo agredida fisicamente. Foi um absurdo total e completo, mais uma vez os absurdos da FACET”, disse Juci Santos, estudante do curso de Direito da instituição.



Perseguição

A “guerra” entre o líder estudantil e a faculdade teve início em 2005, quando Marcell Moraes assumiu a presidência do Diretório Acadêmico da FACET, questionando sobre as inúmeras irregularidades da faculdade. Num desses protestos, o estudante fez uma manifestação contra o aumento das mensalidades, sendo processado por injúria em junho de 2008, após ter se referido a coordenadora do curso de administração como “péssima coordenadora” . Condenado no Juizado Criminal a cumprir 80 dias de prisão ou pagar uma multa de 30 salários mínimos, o líder estudantil, conseguiu mobilizar os acadêmicos e amigos que o ajudaram a pagar o valor de R$ 12.450,00 (Doze mil quatrocentos e cinqüenta reais).

Confira a matéria que saiu nos sites UOL e GLOBO on-line:

Uol:

http://educacao. uol.com.br/ ultnot/2008/ 07/03/ult105u669 9.jhtm

Globo http://oglobo. globo.com/ educacao/ mat/2008/ 05/06/aluno_ condenado_ por_criticar_ coordenadora- 427237113. asp





Lucas Carvalho de Matos, advogado de Marcell que o acompanhou durante o exame de corpo de delito , declarou: “Os danos ao meu cliente começaram quando foi condenado injustamente a pagar um valor elevadíssimo e estranho, por chamar a coordenadora de péssima profissional. Não obstante, agora meu cliente foi flagrantemente agredido em sua moral, e covardemente agredido em sua integridade física. A maior vítima de toda essa situação é o Marcell. Já íamos entrar com um processo contra a instituição, por conta de inúmeras perseguições, humilhações que vêm acontecendo desde 2005, onde Marcell foi retirado forçosamente da sala por 02 seguranças da FACET, conforme vídeo comprobatório. O que aconteceu com o irmão da proprietária é apenas mais uma prova que algo está estranho com essa faculdade. Vamos, junto ao MEC, pedir sindicância e interdição da FACET”, conclui o advogado.



>> Fotos da manifestação em anexo





Maiores Informações:

71- 9948-5771 – Lucas Matos

71- 9937-5602 – Tatiane de Araújo