terça-feira, 6 de setembro de 2011

Matipó! Chegou a hora de discutir

Olá pessoal! Boa noite!

Hoje, terça-feira, 06/09, véspera do feriado da Independência do Brasil, resolvi me indagar sobre algumas questões sobre a nossa cidade. Matipó vive excelentes momentos proporcionados pelo desenvolvimento e, principalmente, pelo advento do meio universitário através da Univértix. Mas, vejamos bem. Existem alguns assuntos que necessitam de uma atenção maior de nós cidadãos e que passam pelo Executivo e o Legislativo de Matipó.

Muito se discute as verbas direcionadas ao nosso município. Algumas até tenho visto resultados como os poços artesianos na zona rural, o que já deveria ter sido feito há anos. Outras são construções de centros de saúde,que para mim, são apenas obras "brancas", uma vez que temos um hospital grande, bem estruturado e está a mercê de investimentos. 
Acredito mesmo que o nosso povo deixou de ser mesquinha há um bom tempo. Aquela velha política do clientelismo não pode mais reinar numa cidade universitária. Somos maduros e conscientes de nossas obrigações. Quero deixar claro que este texto, manifesto ou crítica, seja interpretado como apoio ou não apoio a um lado ou outro. Temos que defender uma política de ideias e ideais que beneficiem o coletivo.

Pois bem, esta semana, mais precisamente na segunda-feira, dia cinco de setembro, nossos vereadores se reuniram em reunião extraordinária na Câmara dos Vereadores para discutir um projeto de lei que autoriza o município a contrair empréstimos no valor de R$ 1 milhão junto a Caixa Econômica Federal, valor esse que seria investido em infraestrutura da cidade. Tudo muito tranquilo se não fosse a falata de informações claras e objetivas da proposta. Me pergunto. Como um município do gabarito de Matipó contrai uma dívida milionária sem que haja uma discussão mais veemente de onde e como os investimentos serão investidos, sem que haja uma clara participação da população em elencar as principais demandas do município? Sim! Essa é prática dos governos no Brasil. Essa cultura não é exclusiva desta administração, mas sim, um legado ruim de outros governos.

Sendo assim, quero estabelecer aqui um debate com as pessoas de bem e que queiram discutir o assunto. Além deste que citei temos inúmeros outros que poderiam ser discutido num fórum tão democrático que é a internet. hoje em dia, acredito que a tecnologia possa ser um importante instrumento de conscientização das pessoas em relação a participação na vida púlica de suas residências. Vamos discutir e levar nossa opinião aos vereadores, prefeito, vice-prefeito, entidades de classe, sociedade organizada, enfim, fazer valer a voz de que verdadeiramente escolhe para governar. Acredito que deixei claro minha aversão à discussão mesquinha de levantar a questão " de que lado você é?" "você é canela, você cacunda!", "você quer roubar", " a teta secou", enfim, considero meu leitores capazes para uma discussão madura e eficiente, aliás, esse princípio faz parte da Constituição desde 1998, o princípio da Eficiência da Administração Pública, dentre outros como Legalidade, Impessoalidade, Moralidade e Publicidade.

Outro questionamento que gostaria, caso possível, que a assessoria da prefeitura esclarecesse é com relação aos recursos angariados pelo Deputado Abi-Ackel no valor de R$ 1 milhão. Esses recursos são os mesmos do projeto de lei enviado à Câmara de Vereadores ou é outro recurso que possibilitarão mais investimentos em nossa cidade? Não ficou bem claro para mim e acredito que para meus leitores. Aguardo um pronunciamento, meu email é público e está exposto no cabeçalho do blog: wmcnoticias@gmail.com

Por enquanto é isso. Acho que possamos debater e levantar importantes opiniões através deste forum. Muito obrigado por acompanhar o blog. Excelente feriado. Viva o Brasil! Viva a Independência! VIVA MATIPÓ!

Willian Chaves

3 comentários:

Anônimo disse...

Para pensar... Vamos refletir Matipo!!

Anônimo disse...

É UMA VERGONHA ESTA POLITICA EM MATIPÓ, TODOS OS GOVERNANTES QUE ELEGEMOS SO SABEM ROUBAR E TIRAR PROVEITO PROPRIO, MATIPO TERIA QUE TER UM ORÇAMENTO PARTICIPATIVO, E DISCUTIR COM A POPULAÇÃO QUE OBRAS FAZER, GOVERNAR JUNTO COM O POVO.

Anônimo disse...

Gostei! Concordo com você Willian.