quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Instalação de elevadores na Câmara Municipal de Matipó gera discussão nas ruas

Um polêmica que se iniciou nas redes sociais e ganharam as ruas de Matipó nos últimos teve nesta quarta-feira, 25, a primeira explicação da Câmara de Vereadores da cidade. Trata-se da instalação de elevadores no novo prédio da Casa Legislativa. A justificativa dos parlamentares é a questão da acessibilidade a cadeirantes e portadores de necessidades especiais.

Em meio a população as opiniões divergem sobre a instalação dos elevadores. Alguns sustentam que é importante a facilitação ao acesso a todos os dois andares do prédio, mas outros são contra, salientando e questionando o porquê da adequação ocorrer somente, já que poderia ter sido feita no projeto inicial da obra. A construção não tem pouco menos de dois anos.

Durante sessão extraordinária realizada na Câmara para votação do projeto de lei que concede aumento salarial aos funcionários da prefeitura do município, o vereadores Fernandão(PSDB) defendeu na tribuna a implantação dos elevadores e a questão da acessibilidade, afirmando que a medida possibilitará que portadores de necessidades especiais poderão deslocar com facilidade pela Casa.

A polêmica continua nas ruas. A obra, que será custeada com dinheiro público, atende às exigências da atualidade com relação à acessibilidade, porém, é muito questionada. O motivo do questionamento é não observação pelos responsáveis pela construção do prédio da Câmara na fase inicial do projeto para construção de outras formas de acesso mais em conta ao cofre do município. Alguns chegam a defender que se construam apenas rampas.

A discussão está posta. Caberia por parte dos parlamentares uma consulta pública com a participação de toda comunidade. Assim, ficariam às claras todas as formas e medidas adotadas para adequação do local.

Outras perguntas podem ser feitas por populares e já adianto algumas aqui no Blog para que a Câmara se manifeste. O Blog do Willian Chaves está à disposição dos vereadores para qualquer tipo de manifestação.

Algumas questões:

- Quantas pessoas a medida beneficiaria no município? A Câmara possui algum levantamento?
- Em média, quantas pessoas acompanham as reuniões da Casa?
- Por que o projeto inicial de construção não previa a imediata construção de acessos para pessoas com dificuldades de locomoção?
- Qual o valor real da instalação dos elevadores? E quanto custaria se estivesse já no projeto inicial?
- Órgãos competentes como o CREA e/ou a Secretaria de Estado de Assistência Social e outros acompanham ou orientação em como se preparar um projeto de acessibilidade?
- A Câmara de Vereadores possui algum outro projeto que garanta o direito de ir e vir das pessoas em outros locais da cidade? Como escolas municipais, jardins, acesso às calçadas? (fica a sugestão)
- Quando começa a obra?

Enfim, se mais alguém tiver outros questionamentos é só enviar por email que as publicarei no Blog. O email é wmcnoticias@gmail.com

Está aberto o fórum. Participe!

Em tempo: BOA NOTÍCIA! O projeto que concede o aumento para os funcionários da Prefeitura foi aprovado por unanimidade.

Participaram da reunião os vereadores: Adão Ricardo, Evandro (Presidente da Câmara), Tique, Binho, André, Fernandão e Jorge.

2 comentários:

Anônimo disse...

Retirar o lixo do "campinho" do bairro da Exposição ninguém que, mas estalar um elevador trás muitos votos.
Retirar o lixo do "campinho" foi o que mais pedir esses anos e ate hoje não fui atendida sendo que crianças brincam o dia inteiro nesse local. Porque não fazer uma quadra, um jardim, um playground, lei que mexe no bolso do povo e obriga não colocar o lixo no local. Não, um elevador é mais importante que nossas crianças.

Anônimo disse...

Estava na reuniao onde estava sendo votado o projeto de estalar o elevador e houve uma manifestação de alguns vereadores .Na opinião e que se estalace uma rampa ,já que o prédio possui duas escadas de acesso ao salão de reuniões,mas o presidente colocou em votação um projeto no valor de "50.000 Mil Reais"e este foi aprovado..........