quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Empossados 15 diretores de escolas estaduais da região

Na manhã desta terça-feira (24) tomaram posse outros 15 diretores de escolas estaduais localizadas nos municípios pertencentes à área de atuação da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu. A cerimônia ocorreu na sede da Superintendência, localizada na Rua Amaral Franco, centro, e contou também com a presença dos inspetores e foi coordenada pela diretora da SRE de Manhuaçu, Patrícia Luciene Lima Fialho.

Esta cerimônia foi para a posse dos funcionários em educação que estão assumindo a direção de suas escolas pela primeira vez, ou que já haviam sido diretores em outra oportunidade. Na terça-feira (17) aconteceu uma cerimônia de posse para outros 50 diretores. Naquela data, tomaram posse os diretores que foram reeleitos para um novo mandato na direção dos estabelecimentos de ensino onde trabalham.

Após um café oferecido aos presentes, houve a apresentação dos novos inspetores que irão trabalhar junto às escolas e a Diretora da SRE de Manhuaçu fez uma apresentação de como deve agir um diretor no exercício da função. Foi lido também o termo de compromisso que os diretores das escolas estaduais assumem.

A nomeação
Neste sábado (21) saiu a publicação no Jornal Minas Gerais (Imprensa Oficial do Estado) com os nomes destes diretores. Os cargos de diretores são de confiança, e a nomeação é de competência exclusiva do governador Antônio Anastasia.

A posse desses gestores é dada pelas SREs à qual a escola está vinculada e o exercício se dá imediatamente após a posse. O intuito da Secretaria de Estado de Educação (SEE) é de que todos os diretores que foram nomeados, sejam novos ou reconduzidos aos cargos, estejam em exercício no início do ano letivo.
Como a legislação estabelece que algumas escolas possam ter mais de um vice-diretor, de acordo com o número de alunos, serão designados, primeiramente, 3.458 servidores para essa função.

Indicação democrática
Apesar de ser um cargo de confiança, cuja nomeação é de competência exclusiva do governador, a comunidade escolar teve a oportunidade de indicar os nomes de sua preferência para a direção de sua escola. Em processo de consulta, organizado pela Secretaria de Estado de Educação, servidores das escolas, pais e alunos deram suas sugestões por meio do voto.

O resultado do processo de indicação foi apurado pelas comissões organizadoras de cada escola, encaminhado às superintendências regionais de Ensino e inseridos em sistema online da secretaria. Pela sétima vez, a comunidade escolar foi consultada e teve a opção de sugerir os nomes de preferência, antes da nomeação oficializada pelo governador.

Na rede estadual existem, atualmente, 3.777 escolas, mas nem todas realizam o processo de indicação de diretores junto à comunidade escolar.

Diretores e escolas
Segue abaixo a relação dos novos diretores e seus respectivos estabelecimentos de ensino nesta terça-feira:

- Heloisa Helena Pereira Soares – E.E. Pe. Alfredo Kobal (Caputira)

- Maria Geralda Soares Feitoza – E.E. Governador Juscelino Kubitschek (Conceição de Ipanema)

- Gilmair Hubner Franca Januário – E. E. Cap. Nestor Vieira de Gouveia (Lajinha)

- Cleuselena da Silva Neves – E. E. Arnaldo Leite Ribeiro – (Lajinha)

- Luiz Carlos Pereira – E. E. Dr. Adalmário José dos Santos (Lajinha)

- Poliana Souza Ribeiro Cota – E. E. São Vicente de Paulo (Manhuaçu)

- Rosany de Carvalho Figueiredo – E. E. Antônio Welerson (Manhuaçu)

- Júlio Caetano Dias – E. E. Dr. Eloy Werner (Realeza-Manhuaçu)

- Ieda de Fátima Quintino – E. E. de São Sebastião do Sacramento (Sacramento-Manhuaçu)

- Lucinea Rodrigues da Silva Rosa – E. E. Valdomiro Magalhães (Matipó)

- Ana Cláudia de Souza Silva – E. E. do Bairro Boa Vista (Matipó)

- Lucimar Alexandrina de Souza Soares – E. E. Dionysio Costa (Mutum)

- Neuzeli Coimbra de Almeida – E. E. Maria Luiza Alves Vieira (Mutum)

-Henock de Souza Tuelher – E. E. Célia Pereira Mendes (Santana do Manhuaçu)

- Célia Perígolo Fernandes – E. E. do Povoado de São Vicente (Simonésia)



MatipóVip e Manhuaçu.com

Nenhum comentário: