quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Educação em São João do Manhuaçu avança e é destaque















Escolas mais organizadas e eficientes, com o foco principal na aprendizagem do aluno. Este é o principal objetivo do Sistema de Gestão Integrado (SGI) que está sendo implementado na Rede Municipal de Ensino de São João do Manhuaçu desde o início de 2009. E os resultados já começam a aparecer. Em três anos, o município apresentou um excelente crescimento no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e saltou de 3,8 para 4,7.

As boas práticas e o desempenho de São João do Manhuaçu foram motivo de cobertura da imprensa nacional. Equipes da TV Record, através do jornalista Luiz Gustavo, da Rádio Itatiaia, com o jornalista Eduardo Costa, e a jornalista Daniela do Jornal Hoje em Dia estiveram no município para conhecer a ação bem sucedida da Secretaria de Educação Municipal. A visita foi acompanhada pelo Prefeito João Carolino, o vice Alcimar Afonso (Pitico), o Presidente Elias Mariano e os vereadores José Lote, Marineuza Vieira Cardoso e Maria Suely Tavares, além do Presidente da Fundação Pitágoras Evandro Neiva e a representante da Superintendência de Ensino Patrícia Luciene Lima Fialho.
Durante a visita, o professor Evandro Neiva ressaltou que o modelo de São João do Manhuaçu é citado como exemplo. “As escolas estão muito organizadas. Eles realmente aplicaram o Sistema de Gestão Integrado (SGI) de forma muito eficaz e eficiente”, avaliou.
SGI
O SGI é um modelo de gestão que orquestra os esforços de todos os que trabalham ou estudam em um sistema público de ensino, visando a melhora do desempenho dos alunos. Desenvolvido pela Fundação Pitágoras, o sistema foi implantado a partir da adesão do Prefeito João Carolino e da Secretaria de Educação Darsone Miranda.
A supervisora administrativa da Fundação Pitágoras, Tânia Mara Nogueira, explicou que foram escolhidos três municípios da região para receberem gratuitamente o SGI. O critério para a seleção dessas cidades foi o baixo número no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “São João do Manhuaçu apresentou uma resposta altamente positiva. Implantaram o projeto, conseguiram melhorar os níveis de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e da educação infantil de escolas municipais, envolvendo a Secretaria Municipal de Educação, os diretores das escolas, os coordenadores, professores e o foco principal, que são os alunos”.

Em 2009, assim que o prefeito João Carolino recebeu o primeiro contato feito pela Pitágoras, logo se interessou e marcou a reunião com os responsáveis. “Era uma grande oportunidade para elevar o IDEB do município. O importante é tentarmos melhorar cada vez mais o ensino e oferecer aos nossos alunos uma melhor qualidade de vida no futuro. Hoje já estamos comemorando, afinal conseguimos melhorar o índice bem acima da média”, relata.
PROJETO PILOTO
A Escola Municipal Dona Durvalina foi a primeira a ser incluída no SGI. Ela tem quase 900 alunos e funciona na sede do município. Hoje, o modelo já está em toda a rede municipal e, segundo a equipe da Fundação Pitágoras, as ferramentas utilizadas pelo Sistema de Gestão Integrado já podem ser reconhecidas nas unidades. “Verificamos o plano de ação que expõe as metas, estratégias e finalidade das escolas e também a exposição de resultados de pesquisas que mostram a carência e os avanços nos mais diversos setores. Desta forma, podemos verificar onde a direção precisa aplicar mais energia para promover a aprendizagem dos alunos”, atesta o Presidente da Fundação Pitágoras Evandro Neiva.
Durante a reportagem da Record, Hoje em Dia e Itatiaia, jornalistas também verificaram expostos, como recomenda o SGI, a missão, visão e as diretrizes estratégicas das escolas em cada um dos setores.
Segundo a Secretária de Educação, com o sistema de gestão implantado, os alunos alcançaram índices surpreendentes de aprendizagem, foi reduzida a zero a taxa de repetência e a motivação das crianças e dos pais ajudou a dar novo rumo às escolas. “A aprendizagem dos alunos é a ação mais importante que compete a uma escola. O entusiasmo por parte das equipes dessas escolas, cujos avanços já podem ser verificados, deve ser comemorado porque é o resultado de muito empenho e trabalho”, explica Darsone.
Com o sistema, além de criarem uma prova para avaliação da rede municipal, existem dados detalhados de cada segmento até os alunos. É possível comparar turmas, escolas e alunos. Vários projetos foram implementados para ajustar os pontos que apresentaram fraquezas e desempenhos ruins. A mudança é perceptível.
ESCOLAS TÊM PLANO DE AÇÃO VISANDO APRENDIZAGEM DO ALUNO
De acordo com a diretora da Escola Municipal Dona Durvalina, Darley Maria Ramos, a implantação das novas ferramentas permitiu a evolução em alguns aspectos. “Antes nosso trabalho era muito mais centrado nas intenções; hoje, temos objetivos mais claros. O SGI nos ensinou a definir com precisão o que é necessário fazer para atingir a aprendizagem do aluno em 100%”, atesta a diretora.
Segundo a diretora, a postura dos funcionários para com o trabalho já mudou para melhor. “Hoje temos uma equipe mais coesa que apóia todas as etapas do trabalho. A credibilidade da escola também cresceu bastante, tanto junto à comunidade como também para com os parceiros e instituições. Eu quero aqui agradecer a todos os envolvidos, pois conseguimos esses resultados graças a participação deles”, avalia.
O Prefeito João Carolino considera que a mudança foi radical: “É um projeto que foca ainda mais o aluno e tem como base o planejamento. Estabelecendo metas e persistindo em atingi-las. Quero agradecer a Secretaria Darsone Miranda, a diretora Darley e todos os profissionais da educação e os pais que têm confiado em nosso trabalho. É tudo mérito deles. A educação de São João do Manhuaçu vai bem, é modelo e agora é reconhecida pela Fundação Pitágoras e a imprensa nacional”.
Carlos Henrique Cruz

Nenhum comentário: