sexta-feira, 5 de maio de 2017

Governo do Estado entrega veículos para Emater e Epamig

O governador Fernando Pimentel entregou nesta sexta-feira (5/5) no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, 46 veículos para as empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), além de 500 tablets para extensionistas. Durante o evento, também foi anunciada a estratégia de estruturação do geoportal “Observatório da Agricultura” – um sistema de informações sobre a agropecuária em Minas Gerais. No primeiro momento, o portal trará informações estratégicas sobre o parque cafeeiro do estado.

Pimentel ressaltou a importância de anunciar a entrega de veículos e uma ferramenta de mapeamento do setor agropecuário. “É uma entrega que pode parecer singela para as pessoas que olham de longe ou que não têm a vivência do setor. Mas eu digo para vocês que é importante, merece muito mais do que a presença do governador, merece todo o apoio e prestígio do governo do Estado, porque nós estamos destacando aqui a importância do setor agropecuário”, resumiu.

Os veículos foram adquiridos por meio de convênio com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), sendo 20 para a Emater e cinco para a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Os demais 21 veículos, também entregues para a Emater, são fruto de contrato firmado com o extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), atual Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República.

Parque cafeeiro

O primeiro projeto do geoportal fará o mapeamento e monitoramento do parque cafeeiro de Minas Gerais, com o auxílio dos tablets entregues aos escritórios locais da Emater. Ainda neste ano, serão mapeados os primeiros 150 municípios produtores que respondem por 80% da produção do Estado. A expectativa da safra mineira para este ano é de 26,8 milhões de sacas, correspondendo a 56,4% da produção nacional.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, afirmou que o sistema agrega informação, conhecimento e inteligência ao setor. “Vamos ter informação tanto da dimensão das lavouras de café, a produtividade, o tipo de café e até quais são as propriedades certificadas pelo Governo do Estado. Essas informações vão ajudar muito o setor de café de Minas Gerais, que já tem mais de um milhão de hectares”, explicou.

O mapeamento permitirá reduzir a especulação de mercado em relação às estimativas de safra de café pela área precisa plantada. Até o momento, já foram mapeados os 185 maiores municípios produtores de café, em uma área superior a 787,3 mil hectares, o que corresponde a 65% da área plantada. O site trará a correlação dos tipos de café com os locais de produção, a logística de escoamento das safras, estimativas de produtividade, entre outros, e contribuirá também para maior profissionalização da atividade.

Com o aperfeiçoamento da metodologia de mapeamento e agregação de outras informações como a recorrência de doenças e pragas, além de eventos climáticos, será possível obter informações qualificadas para aprimorar a gestão de setor cafeeiro.

Outro objetivo do portal é viabilizar a capacitação dos técnicos em geotecnologias e no uso de dispositivos móveis para levantar e validar dados em campo, além de buscar o desenvolvimento e aperfeiçoamento de automação para mapeamento do parque cafeeiro no estado. Poderão, ainda, ser fortalecidas as parcerias público-privadas para aprimorar o processo dos levantamentos e divulgação de informações sobre a cafeicultura.

Para o presidente da Emater, Glênio Martins, o geoportal é a maior ferramenta de inteligência para o setor agropecuário mineiro.  “A gente quer ter mais precisão, uma estimativa de safra, nas ocorrências de região com significado e concentração de determinadas culturas. Queremos também, por meio dele, identificar regiões onde os climas são favoráveis para determinadas culturas, ou seja, uma ampliação, como no caso do café, que é o maior produto hoje do PIB agrícola de Minas Gerais”.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário: