A Cidade Administrativa, a nova sede do governo de Minas, foi inangurada nesta quinta-feira, 4 de março, na Região Norte de Belo Horizonte. A data faz referência ao ex-presidente da República Tancredo Neves, que, se estivesse vivo, completaria 100 anos. Sob olhares atentos de diversas autoridades políticas e empresariais do país, a solenidade começou por volta do meio-dia e terminou no início da tarde, além de contar como mestre de cerimônia a atriz Cristiane Torloni., com a presença de cerca de 5 mil pessoas. Trata-se de um empreendimento no mesmo patamar da construção da cidade de Brasília, um projeto ousado do Governador Aécio Neves, ovacionado pelos presentes na cerimônia.
Entre os convidados estavam o vice-presidente, José Alencar, o ex-presidente Itamar Franco, o pré-candidato do PSDB à Presidência, o governador de São Paulo José Serra, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer (PSDB), o deputado federal Ciro Gomes, como também governadores de outros estados, senadores, deputados federais e estaduais, além de representantes dos 853 municípios que compõem o Estado de Minas Gerais.
A solenidade foi aberta com a apresentação de Dona Jandira, cantando o eterno Peixe Vivo, canção preferida do Presidente, idealizador de Brasília, o mineiro Juscelino Kubstchek. Enquanto a música era interpretada, um grupo de jovens exibiu uma coreografia mostrando a construção do Centro Administrativo. Logo em seguida, a cantora Fafá de Belém, relembrando o dia de posse do então presidente Tancredo Neves, em 1985, cantou o Hino Nacional, soltando um grito ao final do hino de "Viva Minas Gerais!".
A elaboração do novo marco do governo mineiro contou com os traços do arquiteto mais famoso do mundo, Oscar Niemeyer. A nova sede administrativa do Governo de Minas não foi construída com dinheiro do tesouro estadual, e sim com dinheiro da Codemig - Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, com recursos do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Após a exibição de um vídeo que mostrou algumas etapas da obra, o governador Aécio Neves recebeu, das mãos de três operários, um capacete de obras simbolizando a construção do local. Ao subir ao palco, muitos convidados chegaram a gritar "Aécio presidente!".
Discurso
Em seu discurso de inauguração, o governador Aécio Neves cumprimentou as diversas personalidades presentes e dedicou a obra especialmente a sua mãe, Inês Maria Neves Faria, e à filha Gabriela. Aproveitando a ocasião, já que em breve deixa o governo, Aécio também agradeceu os mineiros o voto de confiança em seu trabalho.
Discurso
Em seu discurso de inauguração, o governador Aécio Neves cumprimentou as diversas personalidades presentes e dedicou a obra especialmente a sua mãe, Inês Maria Neves Faria, e à filha Gabriela. Aproveitando a ocasião, já que em breve deixa o governo, Aécio também agradeceu os mineiros o voto de confiança em seu trabalho.
O governador prestou homenagem especial ao avô Tancredo Neves. Extamente nesta quinta-feira é comemorado os 100 anos de seu nascimento. Lembrando a luta dele pela redemocratização do país, Aécio destacou a dimensão da importância do ex-presidente para o país.
Willian Chaves
Fotos: Agência Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário