Um site criado por americanos permite que internautas de todo mundo escolha em quem votaria para Presidente do Estados Unidos. A sucessão do Presidente George W. Bush representa uma importância para todo o planeta. Os Estados Unidos da América é considerado um dos países mais importantes e influentes de todo mundo e por isso desperta interesse de cidadão de cada canto do planeta sobre suas eleições que já perduram por vários meses. Para quem quiser manifestar o seu, basta acessar www.theworldfor.com e seguir as instruções.
O site mostra em tempo real as manifestações de votos em todos os países. Os internautas podem registrar seu voto virtual no candidato democrata Barack Obama ou no republicano John McCain. Os autores do projeto «The world for» (http://www.theworldfor.com/) não têm a pretensão de que o resultado da eleição organizada por eles seja um prenúncio do que as urnas vão dizer no dia 4 de novembro, mas esperam que a opinião mundial possa ter alguma influência sobre a política americana.
Curiosidade
O Brasil largou na frente: uma semana depois do lançamento do site, os brasileiros correspondem a mais de 30% dos "eleitores virtuais", superando os próprios americanos, que representam menos de 20%.
Um dos criadores do site, o artista gráfico Seth Carnes, de 33 anos, diz que teve a idéia ao perceber o quanto os canais de televisão estavam investindo na interatividade com os telespectadores. Decidiu então usar a internet para dar voz a outras pessoas.
Além de Brasil e EUA, a lista dos países onde mais internautas votaram inclui também Hungria, Bélgica e França.
Willian Chaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário