sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Hemominas fará coleta de sangue e medula em Manhumirim

A Secretaria de Saúde de Manhumirim, em parceria com a Fundação Hemominas, vai promover pela primeira vez na cidade, uma coleta externa de sangue e medula óssea, no dia 18, sábado. O evento acontece das 8:00 às 12:00h, na Escola Municipal Alfredo Breder.
Critérios para cadastro de medula
A Fundação Hemominas é a instituição pública responsável pelo cadastramento dos candidatos à doação de medula óssea em Minas Gerais. Para ser um candidato a doador, é necessário ter boa saúde e idade entre 18 e 55 anos. No cadastramento, a pessoa recebe informações sobre o processo de doação, preenche alguns documentos e colhe uma pequena amostra de sangue para realização do exame HLA que traçará suas características genéticas.
Critérios para doação de sangue
Para ser um candidato à doação na coleta, a pessoa deve ter e estar com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, não ter doença de Chagas, não ter sido exposto a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis, não estar em jejum, não fazer exercícios físicos antes da doação, não estar sob uso de medicamentos ou drogas, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas ultimas vinte quatro horas. O candidato também deve apresentar um documento oficial de identidade, com foto e dentro do prazo de validade. Caso tenha se vacinado contra a rubéola, deverá esperar um mês para efetuar a doação.
Ordem Demolay apóia essa iniciativa
A Ordem Demolay de Manhumirim está apoiando essa iniciativa. Além da divulgação, a ordem tem feito o cadastramento dos doadores. Para participar é necessário apresentar o documento de identidade e preencher uma ficha disponível com a turma do DeMolay (Maçonaria) ou na Policlínica Municipal.
Doar sangue é mais que um ato de solidariedade: é um ato de amor. Doe sangue, doe vida!
Mais informações pelo telefone: (33) 3341-2180 ou 1010 (falar com Vanda Lúcia).
Leila Furtado - Prefeitura de Manhumirim

Nenhum comentário: