segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Sindicato dos Servidores Públicos se reúne com prefeito em assembleia geral em Raul Soares


Reunião foi motivada pelo atraso nos salários e real situação da prefeitura

sindisraul_prefeito
Nesta sexta-feira, 11, o Sindicato dos Servidores Municipais de Raul Soares reuniu-se com o Prefeito Célio Nesce e seu vice Laudácio Lasmar, para apresentar a real situação da Prefeitura e discutir formas de solucionar os problemas encontrados, relacionados ao pagamento do 13º salário e da folha de dezembro, do funcionalismo público.


A reunião foi no Salão Nobre da Câmara Municipal, onde estiveram presentes grande parte dos servidores públicos municipais, o vereador Ramiro Grossi, o atual contador da prefeitura José Francisco e o presidente do SINDS-RAUL, Ramilson Lopes.

Ramilson abriu a reunião agradecendo a presença de Célio Nesce e seu Vice Laudácio Lasmar, e ressaltou que esta é a primeira vez na história do Sindicato, que um prefeito e seu vice se dispuseram a conversar com o funcionalismo público para, juntos, buscarem soluções para resolver a situação em que se encontram.

Célio Nesce, no uso da palavra, afirmou que a situação em que se encontra a prefeitura, hoje, é complicada. E que precisará de três meses para equilibrar a situação. Relatou, também, que a dívida está em torno de três milhões de reais, com pagamento atrasado não apenas com o funcionalismo público, mas, também, com o Plantão do Hospital (104 mil reais); Cemig, 48 mil reais, com corte previsto para o dia 18 de janeiro; INSS, 288 mil reais; SAEE (cinco mil e pouco), Correios (1.500,00), Telemig, Internet, e rescisão contratual, na ordem de 300 mil reais.

Célio afirmou que, embora a situação esteja complicada, todos os direitos dos servidores serão respeitados, mas que, só poderá dizer como e quando fará este pagamento a partir de 20 de janeiro. E que o pagamento de janeiro não faltará.

Várias formas de trazer dividendos para o município estão sendo analisadas. Entre elas a possibilidade de uma grande campanha para pagamento de IPTU, IPVA e outros impostos que trazem retorno para o município.

Através da manifestação pública professores como Damores, Neudimar e Letícia Fialho fizeram várias indagações para os presentes, como: porque que a Câmara Municipal não fiscalizou o Executivo como devia? Para esta resposta o vereador Ramiro Grossi explicou que o contador sempre apresentava as contas, mas que, só agora, eles perceberam que elas foram manipuladas.

Célio afirmou, diante desta situação, que contratará uma empresa de auditoria para analisar as contas da prefeitura.

Respondendo à Letícia Fialho e Neudimar Moreira o contador explicou que a dívida é da empresa Prefeitura, não do prefeito Vicente Barboza e que, sim, tecnicamente, a prefeitura está sem dinheiro para nada. Quanto ao que está sendo feito para diminuir despesas, João Francisco relatou que o atual prefeito Célio Nesce não havia preenchido todos os cargos, o que reduziu a folha de pagamento ao máximo possível.

Uma forma de pagamento para a dívida da prefeitura com o funcionalismo pode ser o parcelamento. O presidente do SINDSRAUL, Ramilson, propôs fazer uma comissão para acompanhar todo o processo de negociação com os profissionais da Educação: Letícia Fialho; Saúde: Lana; Motoristas: Iramar; Serviços Gerais: Mazonil e Contratados, Tassiana. A Comissão manterá todos os setores informados sobre a negociação e quais os seus resultados.

Durante a reunião o Assunto Carnaval foi levantado e Ramiro Grossi afirmou que haverá Carnaval em Raul Soares. A afirmativa gerou discussões uma vez que isto gerará despesas que podem ser evitadas para saldar o mais rápido possível o débito com o funcionalismo público. Ramiro explicou, então, que este dinheiro vem da Secretaria de Cultura, não podendo ser desviado para outro fim e que, o carnaval de Raul Soares é o maior e melhor da região, e isto fará com mais divisas entrem no município, fortalecendo o comércio que precisa urgentemente desta injeção de capital, gerando empregos e rendas, ainda que temporário, para diversas famílias.

A reunião foi encerrada com Ramilson agradecendo a todos pela presença, principalmente a do prefeito Célio Nesce e seu vice Laudácio, e a participação do funcionalismo nesta assembleia, o que só reforça a união de todos em busca do coletivo.

Com informações do Blog Déiafix

Fotos e Fatos: Taty Santos

Nenhum comentário: