quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Universidades mineiras correm risco de serem rebaixadas

Metade das universidades federais de Minas Gerais correm o risco de perder o título, sendo rebaixadas a centros universitários e faculdades. 

Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologada na terça-feira, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, estabelece normas mais rígidas para que as instituições de ensino superior, públicas e privadas, sejam consideradas universidades. A nova exigência é de que o status de universidade seja atribuído apenas a escolas com pelo menos dois programas de doutorado e quatro de mestrado, entre outros requisitos.

Levantamento feito com base em dados da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes) mostra que, em Minas, nove das 18 universidades federais e particulares não cumprem as novas exigências. Dessas, três são públicas e seis da iniciativa privada. 

No Brasil, a situação é semelhante. Das 187 universidades federais e particulares, 91, sendo 12 públicas, não conseguiram atender as novas exigências. A boa notícia é que há tempo para se adequar, já que o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu que as instituições têm até 2016 para se adaptar. Depois disso, deve ocorrer o rebaixamento. 

Willian Chaves com informações do Blog Estuda Minas

Nenhum comentário: