segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Surpresas e afirmações em votos na região

Uma eleição um tanto quanto atípica e que causou calafrios durante as apurações. Assim foi a festa da democracia em todo país. Em Minas Gerais, conforme já mostravam as pesquisas, o atual governador Antônio Anastasia se reelegeu com cerca de 62% dos votos. Anastasia tem como padrinho o senador eleito com uma votação histórica, Aécio Neves. A outra vaga para o Senado Federal ficou com o ex-presidente Itamar Franco. Até aí, sem surpresas.

Na região o deputado federal Paulo Abi-Ackel surpreendeu em várias localidades. Acompanhando a tendência, Lael Varella também se destacou como o mais votado do entorno de Muriaé e Manhuaçu. João Magalhães esteve dentro das expectativas e também cresceu sua votação ultrapassando a quantida de 100 mil votos. 


Já o deputado Mário Heringer não conseguiu manter sua cadeira na Câmara Federal. Eleito um dos mais atuantes no Congresso, Heringer não conseguiu traduzir em votos sua atuação. 

De toda região, Mário Heringer, que está na primeira suplência do PDT, foi a maior surpresa.

Para deputado estadual sem muitas surpresas. O deputado reeleito Zé Henrique continua campeão de votos. Ele garantiu mais um mandato com cerca de 93 mil votos. Em Matipó o deputado cresce cerca de mil votos a cada quatro anos. Na cidade o parlamentar, que se destaca pelo assistencialismo, obteve mais de 4 mil votos, seguido pela candidata Cici Magalhães, com pouco mais de dois mil votos.

Cici Magalhães que surprendeu com uma votação expressiva de 26 mil votos, já que sua candidatura nasceu em cima da hora, o que dificultou alianças com municípios da região. Em Manhuaçu, Cici reinou com mais de 10 mil votos, seguida do deputado Sebastião Costa. Já Juninho Araújo da Rádio Tropical FM, apesar de ter crescido o número de votos que ele recebeu nestas eleições, não alcançou o segundo mandato. Araújo teve pouco mais de 33 mil votos.

Outros nomes que possuem uma atuação medíocre na região foram campeões de votos em algumas cidades. É o caso de Dinis Pinheiro, mais votado na cidade de Caputira, e Mauri Torres, mais votado em Santa Margarida. 

Alencar da Silveira Jr desta vez teve mais tempo e oportunidade para trabalhar pela região e obteve uma boa votação nas cidades de Rio Casca e Raul Soares, mais de 1.100 votos. Alencar garantiu seu quinto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa com mais de 68 mil votos. Um crescimento real de 18 mil votos em relação a 2006. Os deputados Durval Ângelo e Padre João, ambos do PT, também foram lembrados na região.

Com esse quadro, os deputados Lael Varella, João Magalhães, Paulo Abi-Ackel e Zé Henrique continuam reinando na opinião dos eleitores.

Willian Chaves

Nenhum comentário: