segunda-feira, 20 de maio de 2013

Operação da Polícia Civil em Matipó traz sensação de segurança à população


Com o intuito de cessar a ação criminosa  em Matipó, a Polícia Civil realizou o trabalho de levantamentos e foi  colocada em prática a última fase da operação receptatio, que investigou o ciclo criminoso que envolvia menores infratores, traficantes e receptadores.
Investigações realizadas pela equipe de investigadores da Delegacia de Matipó apuraram que, por trás do grande número de furtos e roubos que ocorriam na cidade havia um esquema criminoso: os adolescentes em conflito com a lei, viciados em drogas, roubavam e vendiam os produtos arrecadados para receptadores “fixos”. Alguns desses receptadores são também traficantes e trocavam mercadorias roubadas por droga.
A operação, liderada pelo Delegado Felipe de Ornelas Caldas, contou com a participação de 17 policiais civis, 2 escrivães de polícia, 2 Delegados distribuídos em 8 viaturas policiais.  A operação receptatio contou com policiais civis de Abre Campo, Santa Margarida, bem como do fundamental apoio dos valorosos policiais enviados pela Delegacia Regional de Manhuaçu, liderados pelo delegado Guilherme e Sub-Inspetor Reinaldo.
Na operação foram realizadas 4 prisões em flagrante e foram recuperados dezenas de objetos furtados, tais como inúmeras plainas elétricas (avaliadas em R$400,00 cada), furadeiras, celulares, DVD’s, aparelhos de som. Foram apreendidas armas de fogo, munições, crack, substância branca semelhante à cocaína (pendente constatação da perícia), além de invólucros para armazenamento das drogas.
A busca e apreensão realizada representam um importante efeito social. “Afinal, é patente que se os adolescentes em conflito com a lei não tiverem para quem vender os objetos furtados, ficarão desmotivados a cometerem novos delitos. Dessa forma, tal operação representou, por via oblíqua uma das medidas para combater o maior problema social que assola o Município de Matipó”, considera o delegado Felipe de Ornelas.
Segundo ele, a situação é alarmante de adolescentes dependentes químicos, que praticam reiterados furtos para sustentarem os seus vícios.
Eduardo Satil com informações da Polícia Civil de Matipó

Nenhum comentário: