segunda-feira, 20 de maio de 2013

Novo Delegado de Matipó quer Polícia Civil Cidadã na cidade

Objetivando maior aproximação com a comunidade matipoense, o delegado Felipe de Ornelas Caldas está trabalhando algumas ações a fim de garantir a segurança e, ao mesmo tempo a interatividade com os diversos segmentos e moradores.

Para isso, uma reunião foi realizada na noite da última quarta-feira, 08, na Câmara Municipal com a presença de vereadores, Polícia Militar, professores, Conselho Tutelar, empresários, entidade religiosa, além da delegada de crimes contra a mulher, Lujan Pinheiro (6ª Delegacia Regional de Polícia Civil) e a coordenadora do Comitê de voluntariado de Manhuaçu, Marinês Bragança.
O grupo discutiu a proposta para realizar no dia 30 de junho, várias atividades inerentes ao resgate da cidadania, valorização do ser humano como parte integrante da sociedade, confecção de documentos e outras ações para despertar nas pessoas a vontade de vencer. O planejamento é que as atividades sejam semelhantes às realizadas no "Manhuaçu Mulher", que há 5 anos é realizado pela Polícia Civil em Manhuaçu. Por ser um projeto que envolve muitas pessoas, clubes de serviço, iniciativa pública e privada, o resultado tem sido positivo  e está despertando alguns municípios da região a realizarem  evento semelhante.
Em Matipó, o delegado Felipe de Ornelas Caldas sentiu essa necessidade logo após ter assumido a delegacia local e, entender que a Polícia Civil deve estar cada vez mais próxima da população, bem como ajudar as pessoas que ficam na vulnerabilidade e condição para viver.
Segundo ele, uma parcela da população acha que a polícia é só para o combate e acaba tendo uma distância entre os segmentos.
Bastante otimista, Dr. Felipe de Ornelas destaca sua vontade em contribuir para o crescimento da cidade, despertar nas pessoas a necessidade de mudança e combater a desigualdade. "Queremos trabalhar, no sentido de desmistificar algo que é passado, de que a polícia não é amiga da comunidade. Estamos aqui, para realizarmos um trabalho conjunto com a participação de todos", ressalta Dr. Felipe de Ornelas.
De acordo com o delegado, a maioria dos crimes é cometida por pessoas carentes do ponto de vista material e, não conseguem ter ambição para buscar algo que seja melhor.
A delegada Lujan Pinheiro, responsável pela realização do evento "Manhuaçu Mulher" saiu do encontro otimista. Ela conta que as lideranças presentes na primeira reunião demonstraram interesse, para serem parceiras para realizar o evento "Polícia Civil Cidadã", em Matipó.
A delegada foi convidada juntamente com a coordenadora do Comitê do Voluntariado, Marinês Bragança,  por terem experiência com os eventos promovidos em Manhuaçu. "Esperamos que todos abracem o projeto e, que amplie para outras delegacias regionadas. O trabalho da Polícia Civil com a comunidade, nos faz fortalecer o vínculo para praticarmos a cidadania", frisa a delegada Lujan Pinheiro.
Para a coordenadora do Comitê do Voluntariado, Marinês Bragança esse avanço é muito importante.  "Para nós, que acreditamos no verdadeiro exercício da cidadania, buscamos o envolvimento de toda a sociedade e, agora  Matipó irá ganhar  com tudo isso", considera Marinês Bragança.
Eduardo Satil

Nenhum comentário: