domingo, 28 de agosto de 2011

Ipanema pretende fazer um queijo com 1,2 mil quilos

Produzir um queijo minas padrão de 1,2 mil quilos, utilizando uma média de 10,3 mil litros de leite, juntamente com outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. Este é o desafio da cidade de Ipanema que quer conquistar recorde nacional na categoria e entrar para o RankBrasil – entidade que homologa recordes nacionais.

A tentativa acontece através da parceria entre Prefeitura Municipal e a Capil – Cooperativa Agropecuária de Ipanema, e o produto final será apresentado hoje, durante a 2ª Festa do Queijo e Simpósio do Leite.

Neste sábado os organizadores do evento vão promover um desfile do queijo, com saída da Capil e chegada na Praça Coronel Calhau. Às 17h30 estão programados o corte e a distribuição gratuita do alimento.

Para a primeira edição da festa, Ipanema produziu um queijo de mais de 800 kg. Desta vez, Luciano Cadari, fiscal do RankBrasil, participará do evento para fazer as medições e possivelmente registrar o recorde.

Procedimentos

A produção do queijo ficará por conta do Queijeiro da Capil, juntamente com os auxiliares de produção e sob inspeção da parte técnica.

Segundo o tecnólogo em laticínios da Capil, Ricardo Santana Paes, o queijo vai passar por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados. “A produção será em uma moderna queijomate automatizada, de onde seguirá para o processo de enformagem, sendo depois direcionado à câmara fria até o dia do desfile”, explica.

Nenhum comentário: