sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Deputado anuncia recursos para Saúde na região

Simonésia, Santana do Manhuaçu, Espera Feliz, Durandé e Alto Jequitibá receberão recursos para construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS). A confirmação dos recursos foi anunciada pelo Deputado Estadual Bráulio Braz, que reivindicou prioridade para os municípios dentro do Projeto Estruturador Saúde em Casa, do Governo de Minas.

Frente as necessidades da área da saúde que os municípios enfrentam, Braulio Braz interveio junto ao governo e obteve resultados positivos. Ele apresentou os pedidos e garantiu que algumas cidades de sua base política fossem contempladas com recursos para a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS).

As principais metas do programa são os atendimentos primários, isto é, focado nas necessidades da população, realizando serviços preventivos, curativos, reabilitadores e de promoção da saúde. O Saúde em Casa busca, também, a redução do número de internações hospitalares e da mortalidade materna e infantil e a cobertura vacinal de 95% das crianças.

“A Unidade Básica de Saúde é o primeiro contato do paciente com o sistema de saúde. A UBS possibilita um acompanhamento contínuo do paciente, com uma visão integrada baseada na pessoa, dando ênfase a prevenção de doenças e trabalhando com equipes capacitadas”, ressaltou o parlamentar.

As Unidades Básicas de Saúde integram o Programa Saúde da Família, proposto pelo governo federal aos municípios para implemento da atenção básica. A Saúde da Família teve início em 1994, quando o modelo de assistência médica passou por um processo descentralizador através da implantação de equipes compostas por profissionais capacitados em diferentes áreas. As equipes que compõem as Unidades Básicas de Saúde atuam em ações de prevenção e recuperação da saúde, reabilitação de doenças, manutenção do bem-estar e incentivo a práticas saudáveis dentro da comunidade em que atuam.

Os municípios que serão beneficiados atualmente com os recursos, por intermédio do deputado estadual Braulio Braz, são: Barão do Monte Alto, Rodeiro, Leopoldina, Maria da Fé, Cataguases, Pirapetinga, Simonésia, Santana do Manhuaçu, Ponte Nova, Matias Barbosa, Lima Duarte, Fervedouro, Muriaé, Espera Feliz, Durandé, Alto Jequitibá e Além Paraíba. No total, serão investidos aproximadamente cinco milhões e meio de reais.

Nathália Aquino Sigiliano

Nenhum comentário: