sexta-feira, 30 de outubro de 2009

11º BPM reforça policiamento com 77 novos soldados

Inesquecível – Esse é o melhor adjetivo para resumir a solenidade de formatura de 77 novos soldados realizada pelo 11º Batalhão de Polícia Militar, em Manhuaçu, na noite desta quinta-feira, 29. A cerimônia marcada pela emoção, teve o tom certo de organização e festa. Familiares e amigos nas arquibancadas seguravam sombrinhas para se proteger da chuva e mas não continham a satisfação com a conquista dos novos militares.

Os formandos, que frequentaram um curso que durou dez meses, foram graduados como soldados de 1ª classe e estão preparados para exercer a atividade de policiamento de qualquer natureza. A partir de agora a segurança pública será reforçada na área da 12ª RPM, que inclui as unidades de Manhuaçu, Caratinga e Ponte Nova e a companhia de Meio Ambiente e Trânsito.

Em Manhuaçu, o paraninfo da turma foi o Chefe do Estado-Maior, Coronel Gilberto Cabral. Ele participou da cerimônia acompanhado do Comandante da 12ª RPM Coronel Geraldo Henrique, do Comandante do 11ºBPM Tenente-coronel Castro, o Secretário de Fazenda de Manhuaçu Geraldo Dângelo (representando o prefeito Adejair Barros) e o Presidente da Câmara Toninho Gama.

Com organização impecável e um cerimonial perfeito, a formatura dos alunos do Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP) surpreende a cada ano. A cerimônia começou carregada na emoção desde a entrada dos formandos. Numa marcha perfeita, os novos soldados se posicionaram no centro do pátio do 11º BPM. Em seguida, houve a leitura dos atos e notas sobre a ocasião. Em seguida, a Prefeitura Municipal entregou o prêmio “Tenente Maurício Sávio Rodrigues” ao aluno classificado em 1º Lugar, Soldado Anderson Tiago Cabral. Padrinhos e madrinhas abraçaram, tiraram fotos e comemoram com seus afilhados na hora de colocar as divisas nos formandos. Era o momento de coroar essa vitória na carreira de cada um.

ctsp2009formatura_140O Paraninfo dos formandos, Coronel Cabral, demonstrou todo apreço pelos novos soldados em seu pronunciamento. Ele falou aos presentes da alegria do momento e aos formandos reservou palavras de inspiração e reconhecimento.

Num dos momentos de maior emoção, os novos policiais demonstraram o sentimento de coesão, disciplina e obediência ao desfilarem até a formação da sigla do curso CTSP. Depois do juramento, os desfiles em continência à Bandeira e ao Coronel Cabral. A cerimônia terminou com a alegria, a vitória e a superação pessoal dos novos alunos no tradicional “fora de forma”, comandado pelo Capitão Laurito Reis, responsável pela 195ª Companhia de Ensino e Treinamento.

Em entrevista, o Coronel Gilberto Cabral mostrou mais uma vez apreço pela unidade de Manhuaçu. Ele lembrou de todo empenho para a criação do curso em Manhuaçu e destacou o trabalho do Coronel Henrique (que foi comandante do 11º BPM) e do atual comandante Tenente-Coronel Castro. “Com este reforço, a PM atende aos anseios da população, investindo no profissional de segurança pública e em logística com a finalidade de garantir mais segurança e consequente tranquilidade à população”, finalizou.

Carlos Henrique Cruz

Nenhum comentário: