segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Morre, aos 65 anos, o ex-deputado Sérgio Miranda


A luta contra o câncer do ex-deputado federal Sérgio Miranda de Matos Brito, conhecido como Sérgio Miranda, acabou na manhã desta segunda-feira (26). O político brasileiro faleceu na manhã de hoje, vítima do câncer de pâncreas. Nascido em 23 de novembro de 1947, em Belém do Pará, Miranda tinha 65 anos e faleceu em Brasília.

Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), Sérgio Miranda foi professor e deputado federal por Minas Gerais por quatro mandatos, entre 1993 e 2006, e chegou a ser indicado como um dos mais influentes da Câmara dos Deputados pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Um dos feitos mais memoráveis do ex-deputado federal foi a atuação na CPI das Fraudes do INSS, na investigação do assassinato dos fiscais do Ministério do Trabalho, além de ter participado da missão oficial à China, em 2000.

Miranda ainda foi vereador em Belo Horizonte entre 1988 e 1992 e assumiu como deputado após renúncia de Célio de Castro (PSB), que se tornou vice-prefeito da capital. Seu principal trabalho como vereador foi a autoria da lei da meia-entrada para estudantes em Belo Horizonte.

Sérgio Miranda ainda foi presidente do PDT em BH e também da Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini.

Quando adolescente, Sérgio Miranda foi militante comunista e foi expulso do curso de Matemática na Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1969, devido ao decreto 477 do governo militar. Ele foi filiado ao Partido Comunista do Brasil por 43 anos, até se desligar em setembro de 2005.

Fonte: O Tempo

"Tive a oportunidade de conhecê-lo quando trabalhava com o colega de PDT, Deputado Alencar da Silveira Jr. Sérgio foi um nobre parlamentar e incansável nas lutas em defesa da capital mineira. Fica seu legado de homem público e a contribuição à nação mineira. Condolências à família" - Willian Chaves - Jornalista

Nenhum comentário: