segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Unidade do Capsi é inaugurada em Matipó


A Prefeitura de Matipó inaugurou na última sexta-feira, 09, a unidade do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil - Cpasi com presença do prefeito Fabinho Gardingo, do vice-prefeito Zizi, da Diretora da Gerência Regional de Saúde em Manhumirim, Dra. Soraia Ferreira Caetano de Carvalho, Referência Técnica da Gerência Regional da Saúde Mental da GRS de Manhumirim, Marcos Alexandre Faria Moreira, da Secretária Municipal da Saúde, Giovana Scoparo Muratori, dos vereadores Evandro Gonçalves, André Luiz Gardingo, do pároco Padre Bosco além de outros convidados.

O Capsi realiza o acolhimento, tratamento e reinserção social de crianças e adolescentes que tenham transtornos mentais graves e persistentes. O objetivo é realizar tratamentos especializados para que os portadores de deficiência ou transtorno mental não tenham que ser encaminhados para hospital ou clínica psiquiátrica. A cobertura é para pessoas com idade inicial até os 18 anos. Todo o trabalho é realizado por multi-profissionais, que visam à garantia de atendimento individual, em grupo, familiar e de inclusão escolar, explorando as áreas de psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia, terapia ocupacional e assistência social para portadores da deficiência.  Aequipe do Capsi é formada por médicos pediatras e psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, arteterapeuta, musicoterapeuta, técnico esportivo, técnico em enfermagem e assistente administrativo.

A coordenadora do CAPSi e também Diretora da Gerência Regional de Saúde em Manhumirim, representado o Governador Antônio Anastásia, Dra. Soraia Ferreira Caetano de Carvalho, ressaltou a responsabilidade que é a administração de um CAPSi e alertou que além do esforço é necessário empregar muito amor e carinho por parte de todos os funcionários. 

"É um grande passo na estruturação dos serviços disponibilizados em atenção à saúde mental”, garante Dra. Soraia.

O prefeito Fabinho Gardingo destacou a unidade do trabalho e a contemplação do plano de governo em sua gestão.

"O CAPSi é o resultado do trabalho integrado que estamos priorizando no nosso plano de Governo com o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso à saúde e educação e esta unidade do CAPSi é um exemplo disso", disse 

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) de Matipó, unidade de saúde mental extra-hospitalar direcionada para crianças e jovens até 18 anos de idade, funcionará na Av. Osires Linhares Fraga, Bairro Exposição, Matipó, MG.

Willian Chaves com informações do Ministério da Saúde e fotos www.matipo.mg.gov.br

Nenhum comentário: