terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Samarco: empregados retornam ao trabalho

Nesta segunda-feira (11) os empregados da Samarco Mineração retornaram ao trabalho em todas as unidades da mineradora. Os trabalhadores foram recebidos pelos diretores e gestores e participaram de uma cerimônia de acolhida. Os funcionários fizeram ainda um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente da Barragem do Fundão. Na ocasião, foi apresentada a proposta de Suspensão do Contrato de Trabalho para Qualificação Profissional, que será votada em Assembleia pelos empregados.


A Samarco negociou com os sindicatos a prorrogação do período de manutenção dos empregos. O prazo originalmente previsto se encerraria em 1º de março e foi estendido para 25 de abril. A proposta faz parte do esforço da empresa em preservar sua força de trabalho própria, representada por cerca de 3 mil empregados, e está em linha com seu valor de respeito às pessoas.  A proposta negociada inclui, também, a adoção, a partir do próximo dia 25 de janeiro, da suspensão temporária dos contratos de trabalho por três meses. Além disso, todos os benefícios do acordo coletivo serão mantidos.
Durante esse período, os empregados ficarão afastados de seus postos de trabalho e participarão de cursos de qualificação de mão-de-obra oferecidos pela Samarco. A empresa oferecerá uma ajuda compensatória mensal, que somada à bolsa de qualificação profissional prevista nessa modalidade de suspensão de contrato, garantirá o salário nominal dos empregados. A proposta será agora apresentada em assembleia aos empregados para aprovação a partir do retorno deles às unidades na próxima segunda-feira, 11/01, em datas a serem definidas pelos sindicatos.
Embora inédito nas operações da Samarco, a suspensão temporária de contratos de trabalho é largamente utilizada no país, destacadamente no setor automotivo. Além de garantir postos de trabalho, renda e os benefícios ao trabalhador, a medida tem ainda a vantagem de permitir que as empresas se ajustem a eventuais reduções de demanda, diminuição de custos e retomada de produção.

Emprego

Os cerca de 5 mil funcionários da empresa temem perder o emprego. A Suspensão do Contrato de Trabalho para Qualificação Profissional pode ser um ganho tempo da empresa que ainda não tem data para voltar a funcionar. O impacto social, caso a Samarco não retorne com suas operações, pode ser de proporções inimagináveis, já que é uma das principais geradoras de emprego e renda de vários municípios, além de comprometer a arrecadação de impostos. 

Até abril, a incerteza tomará conta dos funcionários e gestores públicos que poderão ser afetados diretamente.

Tragédia Ambiental

No dia 05 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão, nos distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, provocou uma avalanche de lama que varreu dezenas de vilarejos e deixou 17 mortos. O desastre é considerada a maior tragédia ambiental do país. A lama percorreu centenas de quilômetros pelo Rio Doce deixando várias cidades com problemas de abastecimento de água em Minas Gerais e no Espírito Santo. A lama desembocou na foz do rio no oceano Atlântico, no norte capixaba. O barro se espalha pelo mar e atingiu na última semana a reserva ecológica de Abrolhos, no sul da Bahia. 

A Samarco presta todos auxílios aos atingidos pelo rompimento da barragem e cumpre uma série de exigências dos órgãos ambientais e judiciais. Diversos locais já estão sendo reconstruídos pela empresa.

Willian Chaves com informações da Samarco Mineração e grande imprensa

Nenhum comentário: