quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Delegado Regional inicia novo modelo de gestão em Manhuaçu

“A palavra-chave é transparência” – É assim que o Delegado Regional de Manhuaçu, Dr. Carlos Roberto de Souza, define o modelo de gestão que será implantado em 2016 na Polícia Civil em toda a região. As novas diretrizes de gestão seguem o alinhamento proposto pela chefia para o estado de Minas Gerais, só que ganham corpo com adequações específicas para cada unidade, sempre com foco na segurança do cidadão.


Dr. Carlos Roberto de Souza assumiu recentemente a delegacia regional. Com doze anos na Polícia Civil, ele já atuou na delegacia de Abre Campo e, ao longo de 2015, já estava na regional de Manhuaçu. Os procedimentos serão implantados gradativamente na Banca Examinadora do Detran, Registro de Veículos, Delegacia Virtual, Liberação e Apreensão de Veículos e, simultaneamente, serão iniciados processos de digitalização e protocolo de documentos. “Não resolve implantarmos uma série de melhorias nos procedimentos se o cidadão não tiver conhecimento de como tudo funciona. Ele deve saber todas as fases, especialmente nas atividades em que a Polícia Civil presta serviços públicos”, detalha.

O delegado exemplifica que toda a rotina de habilitação vai continuar seguindo os procedimentos padrão do Detran-MG, mas ganharão novos mecanismos de controle e transparência. “Ele saberá todo o procedimento de obtenção da CNH. Muitas etapas, como a escolha dos examinadores para cada candidato será com envelopes lacrados e sorteio. O cidadão poderá assistir isso tudo. Vamos deixar claro também sobre como deverá agir para retirar um veículo apreendido por infração ou por um documento atrasado. 

Como fará para obter uma carteira de identidade. Registrar ou transferir um veículo. Queremos que ele tenha possibilidade de questionar, avaliar o serviço e até contestar ao verificar uma falha ou deficiência. Tornando público essa rotina, queremos a transparência total dos serviços”, pontua.


As mudanças garantem mais confiabilidade no serviço público, potencializam a credibilidade do trabalho da Polícia Civil e o cidadão ganha com atendimento, eficiência e maior possibilidade de controle e fiscalização.


O delegado regional também argumenta que a ideia da gestão é aproveitar as ideias e, dentro dos recursos que tem, implantar melhorias. Algumas mudanças vão envolver custos, que foram calculados e serão retornados em pouco tempo com as novas rotinas.
Dr. Carlos Roberto também avalia que as mudanças permitirão que determinados serviços sejam maximizados. “Há um ganho considerável com essa nova estruturação, de forma que poderemos também melhorar a atividade fim da Polícia Civil, que é na investigação e no serviço de inteligência criminal”, afirma.
Sobre a implantação de protocolo, além de eliminar papel e procedimentos arcaicos, haverá maior controle dos documentos, inclusive com avalição de resultados e prazos.

PROCEDIMENTOS QUE O CIDADÃO PODE FAZER

Entre as mudanças, haverá um incentivo cada vez maior para que o cidadão resolva determinados serviços sozinho. “Tem muitos procedimentos que o cidadão pode fazer sem intermediários. Ele pode acessar o site do Detran-MG e resolver muitas coisas. Temos também a delegacia virtual que registra diversas ocorrências, como acidentes sem vítima, pessoas desaparecidas e extravio de documentos. Isso tudo sem que ele precise vir até a delegacia”, detalha o delegado.

A proposta do Dr. Carlos Roberto é melhorar a estrutura do primeiro andar para concentrar os atendimentos ao público e a prestação de serviços. “Queremos incentivar a pessoa a resolver tudo sem pagar para terceiros. Ele pode procurar o despachante se quiser, mas sabendo que não é obrigado. O serviço prestado pela Polícia Civil é transparente, fácil e acessível. Vamos colocar cartazes com orientação e nossos profissionais também poderão orientar. Lógico que temos gargalos internos para atendimento, por conta até da necessidade de profissionais, mas dentro do possível iremos atender e resolver”, explica.
As mudanças estão previstas para serem desenvolvidas nos primeiros seis meses deste ano. Depois de Manhuaçu, as delegacias jurisdicionadas também serão adequadas ao novo modelo de gestão.

PROVAS ONLINE

Candidatos à carteira de motorista de Manhuaçu vão trocar o papel e a caneta pelo computador na hora de fazer o exame de legislação. Essa é a principal mudança em curso. Além de o teste ser mais rápido e com menos possibilidade de fraude, as pessoas terão, de imediato, a sua pontuação.

O delegado regional Dr. Carlos Roberto explicou que as obras da sala de exames de legislação estão adiantadas, no terceiro andar da delegacia. Serão até 25 candidatos por turma, em vários horários durante o dia, ao longo da semana.

Eles farão as provas em computadores, em cabines individuais, numa sala climatizada e equipada com várias câmeras de vigilância, sendo necessário apenas um fiscal de prontidão para esclarecer eventuais dúvidas.
Dr. Carlos Roberto conta que a prova eletrônica é uma das várias inovações tecnológicas que vêm sendo implantadas para agilizar os serviços e facilitar a vida dos cidadãos. “A prova escrita precisava ser distribuída e de muita gente para fazer a fiscalização, atendendo um e outro. Agora, o banco de dados elabora a prova e cada candidato terá na tela a sua individual”, reforça

Já utilizada em outras delegacias do estado, a Polícia Civil contabiliza que o índice de aprovação é maior. “Não precisa nem de caneta. Todas as questões aparecem no computador e a pessoa vai marcando. No fim, o resultado já está pronto”, afirmou, lembrando que a maior aprovação pode ter ligação com a variedade de horários para o candidato fazer a avaliação, a tensão reduzida e o conforto do ambiente. “A pessoa acaba se sentindo melhor para fazer a prova”.

A expectativa é de que no início de março, o novo sistema já possa ser aplicado em Manhuaçu.

Carlos Henrique Cruz

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