quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Café inspira Artesanato em Manhuaçu


Manhuaçu é referência no cultivo de café na Zona da Mata Mineira. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, trabalhar com o grão representa cerca de 60% das atividades do município, sendo um grande aliado à economia. Inspirados no café, trinta alunos do curso de Artesanato em Pintura, oferecido pelo SENAR MINAS no distrito de Vila Nova, em Manhuaçu, preencheram peças utilitárias de desenhos e cores que fazem referência ao grão. Toalhas, sabonetes, vidros, caixas e latas foram decorados a partir de diversas técnicas, como pintura com molde vazado e com decoupage, que consiste em enfeitar objetos com colagem de papel.

No sábado (02), o Sindicato de Produtores Rurais de Manhuaçu expôs na feira-livre da cidade as peças personalizadas pelos participantes do curso, formados por produtores rurais e estudantes de Ensino Médio. Segundo a mobilizadora Isaura Pereira da Paixão, a banca chamou a atenção dos frequentadores que elogiaram os produtos. “A proposta é conferir uma identidade ao artesanato do município, valorizando o café, principal produto da região”. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Cotrim, a feira é expressiva na cidade, mas não oferece produtos de Artesanato. “Direcionar o Artesanato nessa linha pode representar muito para o turismo. As peças com temas relacionados ao café podem servir de lembranças da região”, afirma.

Pronatec - O curso do SENAR está sendo oferecido dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Manhuaçu. O objetivo é incentivar a qualificação profissional e o empreendedorismo, melhorando as condições para inserção no mercado de trabalho.

Em 18 de fevereiro, os alunos iniciam a última fase da capacitação, que possibilita que os participantes enxerguem no artesanato uma fonte alternativa de renda. Até o dia 22, eles vão aprender sobre empreendedorismo, ética e cidadania. Para subsidiar o sucesso na comercialização dos produtos, o curso ainda aborda noções de administração, incluindo pesquisa de mercado, dimensionamento, instalação e administração da empresa, além da elaboração do plano de negócio. Os participantes receberão certificados ao final do curso.

Willian Chaves com informações da Assessoria de Imprensa do Senar Minas

Nenhum comentário: