O 4º Pelotão da Polícia Militar de Matipó completa neste segundo semestre três anos de funcionamento e tem motivos de sobra para comemorar. No último dia 27 de julho completou-se um ano sem homicídio no município. O registro histórico foi comunicado ao 11º Batalhão da PM em Manhuaçu. Além da boa notícia, o comandante do 4º Pelotão, Tenente Fernando de Souza Nóia Gonçalves apresentou um relatório com as estatísticas dos crimes em toda sua área de atuação, que envolve os municípios de Matipó, Caputira e Santa Margarida.
De acordo com a avaliação dos resultados a redução dos crimes aconteceu de forma drástica em todas as cidades, graças às ações de prevenção e orientação realizadas pela PM. As comparações com o primeiro trimestre do ano anterior demonstram que delitos conhecidos como porte de armas brancas diminuíram 50% em Matipó. Nos primeiros três meses de 2007 a polícia registrou seis furtos consumados/arrombamentos às residências urbanas na cidade. A redução em comparação ao mesmo período em 2008 foi de 100%, nenhuma ocorrência registrada.
As reduções aconteceram em todos os tipos de crimes nos três municípios. A PM trabalha como forma de orientação popular, realizando visitas tranqüilizadoras em toda comunidade e também nas zonas rurais. Em Matipó 1099 visitas foram realizadas no primeiro trimestre.
A constituição do pelotão em Matipó trouxe mais tranqüilidade para toda população. O aumento significativo no contingente policial e o empenho da PM permitiram que números assustadores, como em 2004, que se registrou sete homicídios na cidade, deixassem de existir.
Segundo o Tenente Fernando a PM prepara operações para manter a tranqüilidade no período eleitoral em todas as cidades. A fiscalização será intensa em Matipó, Caputira e Santa Margarida.
Willian Chaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário