sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Duplicação pronta da BR 381 só em 2016

Estrear a pista duplicada da BR–381 no trecho entre Belo Horizonte e João Monlevade – considerado o mais perigoso – só será possível no fim de 2016. Esse é o prazo de conclusão do Lote 7, um dos três trechos cujo resultado da licitação será publicado hoje no “Diário Oficial da União”. Se não houver problemas nos licenciamentos ambientais, a ordem de serviço para início da obra será dada no mês que vem.

O Lote 7 compreende o trecho entre São Gonçalo do Rio Abaixo, na região Central, e Caeté, na região metropolitana. Nos seus 37,8 km de extensão, passa pelos municípios de Barão de Cocais, Nova União e Bom Jesus do Amparo, todos na região Central.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o prazo de execução das obras é de 36 meses, e, com isso, a duplicação dessa parte da estrada só deve ser concluída em setembro de 2016.
No entanto, o trecho será um dos primeiros a ficarem prontos, juntamente com os lotes 3.1 e 3.3, que também devem ter a licitação homologada hoje no “Diário Oficial da União” e as obras iniciadas em setembro.
Acidentes. Considerado um dos locais com maior índice de acidentes na BR–381, o trecho do Lote 7 receberá sete trincheiras, quatro viadutos – que eliminarão oito curvas do trajeto original –, cinco novas pontes e três passarelas.
Além disso, a duplicação promete pôr fim às colisões frontais, principal causa de mortes na estrada. Como as batidas são provocadas por erros de cálculos dos motoristas durante as ultrapassagens, a obra vai separar as pistas por um muro de concreto. Em cada sentido da rodovia haverá duas faixas e acostamentos. Nos casos de subidas íngremes, uma terceira faixa ainda será destina aos caminhões.
Outros pontos. Outro lote homologado pelo Dnit, o 3.1 também deve ser iniciado no mês que vem. No trecho de 28,6 km, que vai de Jaguaraçu, no Vale do Aço, a Nova Era, na região Central, serão construídos oito pontes, dois viadutos e uma trincheira. No Lote 3.3, que se refere à construção dos túneis Antônio Dias e Prainha, o prazo de conclusão das obras também é setembro de 2016.
Ao todo, a duplicação da BR–381 possui 11 lotes, distribuídos entre Belo Horizonte e Governador Valadares.
Fonte: O Tempo

Nenhum comentário: