quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Deputado João Magalhães se empenha pelo projeto do IFET Manhuaçu


O deputado federal João Magalhães visitou Manhuaçu e cidades vizinhas para estreitar relacionamento com prefeitos, vereadores e lideranças políticas, além de permanecer próximo de sua base eleitoral. O parlamentar encontrou-se com amigos e companheiros de toda a região e ainda aproveitou para fazer reuniões políticas com lideranças de diversas cidades. Entre osassuntos em pauta: a necessidade de mais um hospital de grande porte para a região e a construção do IFET.
Na visita à região, João Magalhães fez questão de se encontrar com prefeitos dos municípios que receberam recursos indicados pelo parlamentar por meio de emendas ao Orçamento Geral da União que foram liberadas no final do 2011. “Tenho uma presença constante nos municípios porque é aqui que as coisas acontecem. Estou próximo das lideranças, ouvindo desejos e reclamações, mas também contribuindo para a construção de uma política mais participativa”, declarou João Magalhães.
A atuação parlamentar compreende várias regiões do estado. João Magalhães tem mantido bom relacionamento político com prefeitos, lideranças e vereadores. “Todos os municípios precisam de amparo, por mínimo que seja. É nesse sentido que temos trabalhado”, destaca.
CHUVAS
João Magalhães explicou que alterna as visitas às cidades da região de Manhuaçu com municípios de outras regiões do estado. Segundo ele, é um trabalho constante, mas que agora tem dado prioridade de atendimento aos municípios afetados pelas enchentes. “Apesar do grande volume de águas, o prefeito Renato Cezar me explicou que os danos foram menores em Manhuaçu, contudo a maior parte das cidades da região teve problemas com estradas, pontes, bueiros, calcamentos e quedas de barreiras e casas danificadas. Estamos fazendo contato com os prefeitos e viabilizando recursos junto ao Governo Federal para reconstrução. Quem teve perdas na área habitacional, a presidente Dilma Roussef determinou a liberação de recursos dentro do programa Minha Casa Minha Vida”.
RECURSOS
João Magalhães explica que no final do ano, o objetivo maior foi a liberação de emendas para os municípios. Foram liberadas verbas para São José do Mantimento, Conceição de Ipanema, Simonésia, Durandé, Santana do Manhuaçu, Rio Casca e muitos outros. “Alguns receberam mais e outros menos, pois o Governo vai liberando a conta-gotas. O que ficou pendente vamos tentar atender agora no inicio do ano”, destacou o parlamentar que explicou que foram quase seis milhões liberados para os pequenos municípios. No Vale do Rio Doce, foram destinados cerca de 25 milhões. Na média, cada cidade teve benefícios de em torno de um milhão de reais.
Segundo o parlamentar, é essa parceria que permite aos pequenos municípios fazer investimentos. “Em janeiro, vários municípios tiveram dificuldade em pagar salário do funcionalismo. Temos uma grande concentração de recursos nas mãos do governo federal e as dificuldades das cidades e dos estados com orçamentos apertados. A única alternativa é a revisão do pacto federativo”, garantiu.
HOSPITAL CÉSAR LEITE
Usando o mesmo princípio de comparação, João Magalhães explica como o Hospital César Leite superou crise parecida com a de algumas prefeituras da região.
“Há seis ou sete anos, os hospitais chegaram à situação de quase fechar as portas, entre eles o HCL. Conseguimos alocar recursos, que muito bem aplicados, e a diretoria composta de gestores eficientes, conseguiu dar a volta por cima. Esse ano já coloquei 500 mil reais para o hospital de Manhuaçu no Orçamento. O Hospital César Leite recebe dinheiro de custeio, compra material de consumo, faz reformas e investimentos, compra pequenos equipamentos e aí consegue pagar funcionários e sobrevive. Uma emenda de 500 mil representa 50 mil por mês de folga no caixa. Enquanto eu estiver no congresso, vou manter essas emendas”, afirmou.
Além de Manhuaçu, João Magalhães viabilizou recursos para os hospitais de Matipó, Abre Campo, Lajinha, Ipanema e Raul Soares.

NOVO HOSPITAL
Durante a entrevista, João Magalhães defendeu que Manhuacu já comporta mais um hospital de referência regional, estruturado através governo do Estado ou Federal com serviços de alta complexidade. “O HCL é muito bom, mas sua capacidade está saturada.
Foram garantidos mais 500 mil reais no Orçamento da União para o Hospital César Leite, mas o Deputado Federal João Magalhães considera que Manhuaçu já tem espaço para um segundo grande hospital.
Está na hora de pensarmos maior e enxergarmos a longo prazo, assim Manhuacu irá definitivamente se consolidar como referência em saúde”, afirmou o parlamentar.
IFET
O principal motivo da visita de João Magalhães a Manhuaçu, no entanto, é sua preocupação com o projeto do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFET). Segundo ele, o projeto já foi feito e está licitado e o reitor garantiu que dinheiro está na conta para iniciar as obras ainda este mês.
“A prefeitura, com o ex-prefeito Sérgio Breder, depois com o Adejair, já havia cedido um terreno no antigo clube do sol. Recentemente, houve uma oferta de um empresário para outra área e o prefeito Adejair Barros iria fazer o acesso. Depois conversei com o prefeito Renato Cezar e notei muita disposição dele também, mas a Administração tem dificuldades por causa do caixa de viabilizar o calçamento. Estamos com a obra para ser iniciada e não podemos perder essa oportunidade. Cada dia de atraso, é uma perda a mais que estamos gerando na educação de nossos jovens”, destacou.

João Magalhães considera que Manhuacu ainda não acordou para o que representa o IFET: “Estamos implantando aqui um sonho de qualquer cidade que é um curso tecnológico e superior de uma instituição federal. Manhuacu só vai dar valor a isso quando estiver funcionando. As pessoas não imaginam o trabalho que deu para colocarmos o município como prioridade”.
O deputado ainda se reuniu com o prefeito buscando formas de se fazer um acesso provisório ou conseguir uma outra área. “Não podemos é demorar mais. Vamos acreditar nos poderes constituídos e nas nossas lideranças. Vamos ser parceiros nesse projeto de futuro para Manhuaçu e região”, afirmou.

ELEIÇÕES
Durante as reuniões e visitas no último final de semana, o deputado João Magalhães discutiu com vários prefeitos e lideranças o cenário das eleições municipais em cidades da região. Em Manhuaçu, ele confirmou que a irmã dele, a empresária Cici Magalhães, é um dos nomes à candidatura de prefeita de Manhuaçu. Ele confirmou que está buscando parcerias com outros partidos em prol de uma aliança forte.
João Magalhães diz que o grupo trabalha com o nome de Cici Magalhães, mas continua aberto ao diálogo. “O nome da Cici não está 100% fechado. Vamos discutir com a base aliada para saber qual a melhor alternativa. O que queremos, na verdade, é administrar o município como ele merece, de forma que entremos para a história”, finalizou o deputado.
portalcaparao@gmail.com

Nenhum comentário: