quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Deputado João Magalhães defende construção de novo Hospital em Manhuaçu

Em visita à casa da sua irmã e pré-candidata a Prefeitura de Manhuaçu, Cici Magalhães (PMDB), na manhã deste sábado (4), o deputado federal João Magalhães (PMDB) acenou favorável para a construção de um novo Hospital no município. Segundo ele, o principal motivo seria o crescimento e a importância que Manhuaçu tem para a região.

O DIÁRIO entrevistou o parlamentar no ano de 2011, quando na oportunidade ele afirmou que não era necessário construir novos hospitais, mas sim dar suporte e estrutura aos que já existem. Porém, devido à boa saúde financeira dos estabelecimentos em saúde da região e a demanda cada vê mais crescente de atendimento, João Magalhães acredita que um novo centro médico se faz necessário.

“Não se trata de mudar de opinião. O que percebemos é que os hospitais da região vivem uma situação financeira mais favorável hoje. Por isso, precisamos buscar novas alternativas junto ao Governo Federal e do Estado, juntamente com a Prefeitura, para que seja construído um novo hospital do porte do HCL. Duas rodovias fundamentais (BR-116 e 262) cortam o município, o que gera um grande contingente de acidentados diariamente. Consequentemente, há uma superlotação dos leitos existentes atualmente”, comentou o deputado.

Pensando, inclusive, na capacitação de profissionais para atenderem à demanda de serviço médico de Manhuaçu e região, o parlamentar sugeriu que fosse criada uma Faculdade de Medicina. “Ou pelo menos que conseguíssemos trazer o curso de Medicina. Com isso daríamos suporte ao novo hospital, que volto a dizer, se faz necessário no município”, alega João Magalhães.

RECURSOS

No início do ano, o parlamentar afirma que trabalhar para que seja viabilizado o que já foi pactuado, ou seja, a liberação do recurso. “Ao mesmo tempo, conseguimos aproximadamente R$ 2,5 milhões para serem divididos entre os hospitais da região. Só para o César Leite serão destinados R$ 500 mil para manutenção e custeio”, comentou o deputado.

Através de emendas parlamentares, durante todo o ano de 2011, João Magalhães conseguiu recursos importantes para toda a região. “Temos compromisso não só político, mas também social com a região. Vendo que o Hospital Cesar Leite tem estado cada vez mais sobrecarregado, conseguimos, através de emendas parlamentares, muito recurso para outros hospitais da região, como das cidades de Lajinha, Ipanema, Matipó, Abre Campo, Raul Soares, e outros. Principalmente quanto ao custeio de manutenção”.

Além de verbas para a saúde, o deputado conseguiu recursos para compra e manutenção de novos equipamentos e maquinários para patrolamento de estradas em diversos municípios, como Simonésia e Santana do Manhuaçu, mais recentemente. “O momento mais importante para os prefeitos foi o final de 2011, quando tiveram a oportunidade de buscar novos recursos para a região. Acredito que todos aqueles que nos procuraram tiveram resultado satisfatório. Procuramos atender a todos”, disse.

Deputado federal João Magalhães falou sobre diversos assuntos durante a entrevista

IFET

Para o deputado, que foi um dos lutadores para trazer o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFET) a Manhuaçu, a viabilização do projeto chegou em seu momento mais importante: o início das obras. O reitor já esteve na cidade por diversas vezes, mas ainda há trâmites burocráticos que impedem o início das obras.

“Houve a doação de um terreno, que foi prontamente aprovado pelos engenheiros do IFET. Na época, o prefeito Adejair havia manifestado apoio ao início das obras, mas em conversa com o atual prefeito, Renato Cezar, ele informou que a Prefeitura estava passando por dificuldades financeiras. Vou conversar com ele para buscarmos recursos, caso sejam necessários”, explicou o deputado.

A previsão para início das obras no início de fevereiro. O orçamento e o projeto já estão prontos. “Manhuaçu só tem a ganhar. Acho que os manhuaçuenses só saberão a importância que um IFET tem para a região depois de estar tudo pronto e funcionando. Não podemos perder essa oportunidade de crescimento da educação e cultura da região. Esta é a maior conquista dos últimos 50 anos”, finalizou João Magalhães.

ELEIÇÕES
De acordo com João Magalhães, a sua irmã Cici é um dos nomes à candidatura de prefeita de Manhuaçu. Ele confirmou que está buscando parcerias com outros partidos em prol de uma aliança forte.

“Fazemos parte da base aliada do governo Dilma e estamos buscando novas parcerias para as eleições de Manhuaçu. Não quer dizer que os mesmos partidos que fazem parte do Governo Federal farão do municipal, mas vamos conversar com todos para chegarmos a um entendimento”.

Ainda segundo o deputado, o nome de Cici Magalhães não está fechado. Porém, há um desejo de fazer uma administração ímpar em Manhuaçu. “O nome da Cici não está 100% fechado. Vamos discutir com a base aliada para saber qual a melhor alternativa. O que queremos, na verdade, é administrar o município como ele merece, de forma que entremos para a história”, concluiu o parlamentar.

Matipó (Opinião)

Sabemos que o deputado João Magalhães foi o único a empenhar uma verba ao Hospital de Matipó nos últimos anos. Mesmo assim, não tem sido suficiente. O deputado poderia falar aos seus conterrâneos e já foi procurado ou não e, se sim, como pretende, se pretende, contribuir para permanência do funcionamento da Fundação de Saúde Cristo Rei. A mesma pergunta é extensiva aos demais deputados estaduais e federais que angariam votos em Matipó e depois se esquecem do município e também à prefeitura. 

A unidade de saúde está às minguas e passando por enormes dificuldades. Está na hora de pessoas honradas e antigas de nossa sociedade, que ajudarm a fundar e construir o hospital tentar assumir as rédeas novamente para que não percamos uma das maiores conquistas da população matipoense. 

A sociedade precisa participar mais ativamente dos acontecimentos que envolvem diretamente seus interesses. Por que a nossa querida Energisa não seja uma parceira da instituição, a Samarco Mineração , o Governo do Estado através da Copasa, alô Dinis Pinheiro, Presidente da ALMG, lembra dos matipoenses aêêê!!!! Zé Henrique, nosso campeão na área de saúde....enfim... todos!

Com a palavra as autoridades, os empresários, as empresas e a POPULAÇÃO!

Willian Chaves com informações da Assessoria do Dep. João Magalhães

Nenhum comentário: