quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Matipó é a 235ª cidade em Turismo e Lazer de Minas Gerais

Um balanço divulgado esta semana pela Fundação João Pinheiro classificou as cidades de Minas que melhor se destacaram no Índice Mineiro de Responsabilidade Social - IMRS. O município mais bem colocado foi Itabirito que fica região central do Estado. Matipó ocupa o 498ª lugar dentre os 853 municípios mineiros. A cidade está à frete de Raul Soares, Santa Margarida, Sericita e próxima a Manhuaçu, que está a apenas uma posição acima. O pior desempenho de Matipó foi na Responsabilidade com o Meio Ambiente e Habitação ocupando a 807ª colocação. Já a melhor classificação ficou com Turismo e Lazer, provavelmente puxados pelas festas realizadas na cidade que já se tornaram parte do calendário do Estado.

As informações são parte da terceira edição do IMRS, organizado e desenvolvido pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro e divulgado nesta terça-feira (18). O software que traz a nova versão já está disponível para download gratuito no site www.fjp.mg.gov.br .

A edição 2011 do IMRS atualiza e amplia a base de dados apresentada em 2009 e disponibiliza, ao todo, mais de 500 indicadores para todos os municípios do Estado, contemplando as dimensões saúde, educação, segurança pública, assistência social, meio ambiente e saneamento, cultura, esporte e turismo, renda e emprego e finanças municipais.

Com o objetivo de fornecer aos municípios mineiros subsídios para o planejamento das políticas públicas e a alocação de recursos financeiros, materiais e humanos no âmbito local, o estudo reúne, em uma base única de dados, informações que se encontram dispersas e em diferentes formatos nos diversos órgãos e instituições.

“O IMRS oferece ao cidadão e ao poder público dois produtos: o índice, propriamente dito, que analisa os resultados com uma base de dados muito bem elaborada e em plena progressão; e uma base de dados robusta que atende todos os níveis de atividade, possibilitando o estudo de cada indicador e fazendo, ainda, distinções entre regiões”, explica a presidente da Fundação João Pinheiro, Marilena Chaves.
MATIPÓ

Matipó ficou com a 498ª posição no IMRS geral, sendo que a pior classificação foi no índice Meio Ambiente e Habitação (807) e a melhor foi no índice Turismo e Lazer (235). Veja abaixo a classificação de Matipó nos indicadores analizados:

- IMRS Geral - 498 (0,586 pts);
- IMRS Saúde - 766 (0,805 pts);
- IMRS Finanças Municipais - 728 (0,593 pts);
- IMRS Educação - 618 (0,537 pts);
- IMRS Assistência Social - 407 (0,698 pts);
- IMRS Meio Ambiente e Habitação - 807 (0,285 pts);
- IMRS Cultura - 373 (0,500 pts);
- IMRS Turismo e Lazer - 235 (0,590 pts);
- IMRS Segurança Pública - 395 (0,584 pts);
- IMRS Renda e Emprego - 425 (0,572 pts).

Veja também como foi a classificação no IMRS Geral das cidades da região:




Willian Chaves com informações da Agência Minas e Matipó Vip

Nenhum comentário: