quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Eleições 2012: grupos políticos se movimentam na região

Na semana passada encerrou-se o prazo para o troca-troca de partidos e a filiação para aqueles que desejam disputar as eleições de 2012. O pleito do próximo ano compreenderá os cargos executivos e legislativos municipais, ou seja, prefeitos e vereadores.

As definições em nível nacional foram mais comentadas com a aprovação pelo Tribunal Superior Eleitoral da nova sigla comandada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o PSD - Partido Social Democrático que poderá participar das eleições. O número do novo partido é 55.

Observando as movimentações na região de Matipó, as conversas dão conta de cenários adversos em algumas cidades e manutenção de composições em outras. Em Caputira, por exemplo, o ex-prefeito Jairinho da Tamma aponta no cenário local como candidato à prefeitura. Já o atual mandatário do Executivo municipal, Tiãozinho da Farmácia, também declarou que disputará a reeleição. Na última campanha os dois caminharam juntos. Naquela época, Tiãozinho era vice-prefeito de Jairo. Ainda em Caputira o grupo de oposição liderado pelo ex-prefeito Chico Costa ainda não definiu a candidatura, mas conversas de bastidores dão conta de que o próprio Chico disputaria o cargo, uma vez que o grupo adversário poderia ficar enfraquecido com o racha. As andanças já acontecem na cidade há algum tempo. O ex-prefeito Jairinho tem tido boa aceitação em seus colégios eleitorais. A disputa promete ser quente na pequena Caputira.

Em Manhuaçu tudo indica que a ex-prefeita Cici Magalhães, irmã do deputado federal João Magalhães, tentará novamente comandar a cidade. Ela deverá ter como adversários o vereador Toninho Gama, o atual prefeito Adejair de Barros, a vereadora Imaculada ou o ex-deputado Mário Assad Júnior. A cidade, principal economia da região, ainda tem outras grandes influências que deverão apresentar nomes e apoios como são os casos dos deputados Bráulio Braz, Paulo Abi-Ackel e Sebastião Costa, que também teve seu nome comentado nos bastidores.

Matipó não fica para trás. Parece ser a cidade que já tem mais bem definida a disputa que girará em torno dos dois grupos que se revezam no comando da cidade há mais de 30 anos. O atual prefeito Fabinho Gardingo deverá mesmo disputar a reeleição contra o ex-prefeito Joaquim do Nenego. Defensores dos dois candidatos já articulam pelo município as candidaturas. O indefinido mesmo é quem ocupará o cargo de vice nas duas chapas. Nomes como o atual vice Zizi e Aristeu Gardingo ventilam como fortes para compor com Fabinho Gardingo. Já o grupo de Joaquim do Nenego tem nomes fortes como o ex-prefeito Dr. Alberone, os vereadores Fernandão e Teteco, e a liderança política e assessor do ex-deputado Mário Assad Jr, Vinícius de Sá Bifano.

Portanto, nada definido ainda na política regional. Em breve trarei informações sobre Abre Campo, Santa Margarida, Raul Soares e São Pedro dos Ferros. O povo aguarda ansioso as definições que só devem acontecer mesmo entre os meses de março e abril do ano que vem.

Willian Chaves

Nenhum comentário: