segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Eleições 2012: Disputas esquentam nas cidades da região

Andando por alguns municípios da região se percebe o clima pesado das campanhas eleitorais para as prefeituras e Câmara de Vereadores. Palavras de ordens, manifestações públicas, sons altamente exagerados nas ruas, xingamentos e troca de ofensas marcam as campanhas pela região. 

Em Matipó, o ápice dos ânimos teve de ser contido pela Justiça no último final de semana. As duas candidaturas ficaram impedidas de realizar qualquer tipo de manifestação pública como carreatas, passeatas ou aglomeração de pessoas que perurbassem a ordem na cidade. Antes da decisão a cidade parecia um verdadeiro carnaval com carros de som mais parecidos com trios elétricos ecoando as músicas por todos os cantos. Na semana passada, eventos isolados foram marcados por violência entre os simpatizantes dos dois grupos que disputam as eleições em Matipó.

Já em Caputira, os ânimos também andam quentes. No último sábado um comício reuniu cerca de duas mil pessoas na praça principal da cidade. No mesmo dia, um candidato a vereador teve seu carro consumido pelo fogo. Ainda não se sabe se o incêndio foi criminoso ou não. Pelas ruas, as manifestações dos eleitores é de muita provocação.

Em Santa Margarida nada de mais grave foi registrado. Apenas manifestações mais calorosas e grande aglomeração nas ruas.
Em Abre Campo, ao que se parece as manifestações andam mais calmas. Mesmo assim, no final de semana um candidato realizou manifestações pelas ruas da cidade. Em Pedra Bonita a disputa mais uma vez é acirrada e violenta. Apoiadores dos candidatos já discutiram pelas ruas da cidade e ocorrências de violência e ameaças já foram registradas. Já em Sericita a disputa fica por conta mesmo é dos vereadores. Na cidade somente uma candidata pleiteia a prefeitura municipal.

Em todas as cidades o efetivo da polícia militar foi reforçado e o 11° BPM está de plantão para eventuais ocorrências.

Outra característica desta campanha é a utilização das redes sociais na divulgação. Lei Eleitoral especifica como devem ser utilizados os recursos. O que se vê mesmo é uma troca de ofensas e denúncias generalisadas além, é claro, de muito bom humor dos correligionários.

Willian Chaves

Nenhum comentário: