quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Matipó é a cidade mais violenta no período eleitoral

Um estudo realizado pelo 11º Batalhão da Polícia Militar apontou dados do número de ocorrências policiais registradas nos municípios da região entre os meses de julho e setembro. Matipó foi a recordista em violência seguida Lajinha e Abre Campo. Esses registros dizem respeito apenas ocorrências ligadas às eleições municipais. 

Os enfrentamentos entre correligionários das candidaturas nos municípios acontece quase que diariamente. Os ânimos estão alterados e as paixões afloradas. A Polícia Militar aumentou o contingente em praticamente todos os municípios da região. 

No último domingo, em Santa Margarida, um confronto entre partidários chegou a fechar uma rua no centro da cidade onde foi ateado fogo em pneus protagonizando uma das cenas mais chocantes deste pleito e necessitou a intervenção da polícia militar. 

Em Caputira, no início da semana uma confusão em plena praça central envolveu o atual prefeito e candidato à reeleição numa briga generalizada. 

Em Abre Campo, as ocorrências são de pequenas brigas como a grande maioria registrada em Matipó. 

Em alguns municípios a Justiça Eleitoral proibiu uma série de manifestações e regulamentou em datas as permissões de carreatas, comícios e passeatas. Em Matipó, mesmo com a determinação da Justiça, o cumprimento não tem sido fiel. Cabe as medidas ao juiz eleitoral da Comarca. 

Eleição é um ato democrático onde o povo faz valer seu maior direito conquistado: o de poder escolher aqueles que irão gerir seus interesses de forma coletiva e representá-lo na fiscalização da utilização dos recursos aplicados na gestão. Transformar a democracia em guerra nada mais é que subordinar os cidadãos a um papel de ganância e mesquinhez rebaixando à categoria de animal, aliás, como se pode perceber que em nossa região ainda se pratica, e muito, o voto de cabresto como na época dos coronéis. É hora da população se conscientizar e avaliar quais são as melhores propostas para cuidar durantes os quatro anos do interesse de cada cidade e de seus moradores.

O próximo final de semana promete ser quente com a aproximação da eleição. Comícios, caminhadas, passeatas e reuniões políticas estão agendadas em toda região. A Polícia Militar está atenta para eventuais chamados e garantia da ordem pública.

Willian Chaves
Veja o gráfico fornecido pelo 11º BPM (clique para ampliar)

Nenhum comentário: